Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista Científica UniFatecie, comunica que recebe textos inéditos, em fluxo contínuo para as suas edições.  Os (as) interessados(as) devem enviar os textos pelo sistema online Submissões . Para submeter o artigo, o autor(a) deve se Cadastrar no portal e seguir as instruções do sistema.

A Revista não cobra dos autores nacionais ou internacionais taxas para a submissão, processamento ou publicação dos artigos e resenhas.

 1. Submissão de textos e normas editoriais

  • Todos os textos submetidos à Revista devem ser originais do(a)  autor(a)  ou grupo de autores(as)  e inéditos.
  • São aceitos textos publicados em anais de congressos. 
  • Times New Roman, corpo 12, espaçameto de 1,5 entre linhas.
  • Os trabalhos devem ter no máximo 30 paginas.
  • Os trabalhos deverão ter pelo menos um dos seus autores com t´itulação mínima de mestre(a).
  • É desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%).
  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto.
  • Quanto às normas de citação e referência, a Revista segue as orientações da ABNT.
  • Os artigos não podem vir com qualquer tipo de identificação dos autores.

Estrutura do artigo:

TÍTULO: negrito, fonte 14, centralizado

Resumo: Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda e caixa alta e dois pontos (:). Deve-se iniciar o texto após os dois pontos (:). Seu conteúdo deve estar em um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria.

Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda seguido de dois pontos (:). Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática separados por ponto e vírgula (;). 

Texto principal: INTRODUÇÃO; 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 3 METODOLOGIA; 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONCLUSÃO. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud e et al.

2. Processo de avaliação dos textos

Os artigos submetidos à Revista são tratados de maneira profissional e dentro dos padrões científicos internacionais. A avaliação é às cegas, por isso a importância da não identificação nos textos para assegurarmos a imparcialidade. Os textos são recebidos pela Comissão Editorial e distribuídos a dois pareceristas externos. Para ser publicado, o texto precisa ser aprovado pelos dois pareceristas externos. Em caso de empate, um aceite e uma recusa, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Para serem publicadas, as resenhas submetidas à Revista deverão ser aprovadas por dois membros da Comissão Editorial da própria revista. Em caso de necessidade, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Os artigos e resenhas estão sujeitos a três pareceres:

- aceito como está;

- aceito com revisões;

- recusado.

Os pareceristas analisam os textos conforme as seguintes recomendações:

  • Relevância do objeto
  • Pertinência teórico-metodológica
  • Clareza da argumentação
  • Contribuição ao aperfeiçoamento dos processos comunicacionais
  • Aderência ao campo da comunicação social

 

A decisão da Comissão Editorial, com base nos pareceres recebidos, é irrevogável.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 
 

 

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