Da Psicologia à literatura

O saber psicológico nas narrativas russas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v3n1.a3

Palavras-chave:

Dostoievski, Psicologia, Tolstói, Literatura

Resumo

O saber psicológico começou a ser estruturado enquanto tal a partir das descobertas de Wundt em Leipzig, inaugurando um novo entendimento do homem; com elas as questões psíquicas passaram a serem vistas com o olhar teórico experimental. Diante disso, a psique humana passou de um saber relacionado à “filosofia” para um saber fundamentado - em grande parte - em noções científicas. Dessa forma, essa pesquisa pautada na relação entre psicologia e literatura - em especial a russa, orientada a partir das figuras de Dostoievski e Tolstoi - visa recuperar um tipo de conhecimento específico acerca do homem - desejos, motivações e comportamentos – que, aparentemente, foi deixado de lado ao longo da história da psicologia. Para a construção deste trabalho, utilizamos do método de revisão narrativa da literatura (RNL), apropriada para descrever e discutir o desenvolvimento de um determinado tema, seja do ponto de vista teórico ou contextual. As pesquisas foram feitas nas bases de dados Pubmed e BvS, havendo uma prevalência dos artigos a respeito de Dostoievski. Ao final da pesquisa foi possível analisar as intercalações entre a fortuna crítica de Dostoievski e de Tolstoi, mesmo com as limitações de artigos, um pelo viés polifônico dos personagens e o outro pela angústia das personagens que se encontram entre a barbárie e a civilização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gabriel Ribeiro Nunes Moreira, UNIFAN

Graduando em em Psicologia pela UNIFAN, Feira de Santana/BA. Graduando em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Membro do Laboratório de Estudos em Biologia, Filosofia e Psicologia (LABIOFIP). Membro do GT em Psicologia e Biologia Evolutiva- CRP-03 (BA)

Rodrigo Barbosa Nascimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor e coordenador no Laboratório de Estudos em Biologia, Filosofia e Psicologia (Labiofip). Coordenador do GT em Psicologia e Biologia Evolutiva (CRP-03/BA).

Downloads

Publicado

2023-03-25