Uma dor sem nome: uma reflexão sobre os enlutados por suicídio
Resumo
A morte decorrente do suicídio apresenta uma repercussão muito grande na dinâmica do contexto familiar, envolvendo, além do sentimento de tristeza e dor da perda, a culpa, negação, vergonha, vulnerabilidade, entre outros. Muitas vezes, tais sentimentos repercutem negativamente na saúde mental dos enlutados, tornando-se fator de risco para o desenvolvimento de patologias psíquicas e o desencadeamento de novos suicídios. Sob este enfoque, este trabalho teve como objetivo evidenciar os aspectos elencados na literatura na área da Psicologia no que se refere às abordagens de acolhimento e/ou políticas públicas de cuidado aos sobreviventes que vivenciam o fenômeno do luto em decorrência de suicídio. Para tanto, foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa, natureza básica, modalidade descritiva e explicativa, cujos procedimentos consistiram em pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Como resultado, foram apresentadas as especificidades de dez materiais pertinentes da área, os quais convergem para a conclusão da importância do apoio, acolhimento e adoção de políticas públicas voltadas aos sobreviventes enlutados por decorrência do suicídio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thaís Aparecida Moreira Raimundo, Paulo Vitor Palma Navasconi Palma Navasconi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.