A naturalização dos processos do desenvolvimento humano e suas relações com a medicalização no contexto escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação; desenvolvimento humano; fracasso escolar; medicalização.

Resumo

Segundo a teoria histórico-cultural, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre pela mediação e consequente organização do conhecimento construído historicamente. Entretanto, nos dias atuais, pode-se observar uma biologização dos problemas de aprendizagem e de comportamento na escola. O objetivo do trabalho foi analisar como a medicalização tem sido utilizada como modo de solucionar problemas que surgem no interior do processo de escolarização. Para tanto, foram utilizados textos que tratam da questão da queixa escolar e que mostram que esta tem sido elaborada levando-se em conta apenas aspectos centrados no indivíduo e em seu corpo. Tais estudos são relevantes para que a escola repense a sua função na transmissão de conhecimentos, além de buscar contribuir para uma discussão acerca da superação do fracasso escolar para uma visão além do indivíduo, considerando todo o contexto em que este está inserido.

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Publicado

2022-09-27