A naturalização dos processos do desenvolvimento humano e suas relações com a medicalização no contexto escolar
Palavras-chave:
Educação; desenvolvimento humano; fracasso escolar; medicalização.Resumo
Segundo a teoria histórico-cultural, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre pela mediação e consequente organização do conhecimento construído historicamente. Entretanto, nos dias atuais, pode-se observar uma biologização dos problemas de aprendizagem e de comportamento na escola. O objetivo do trabalho foi analisar como a medicalização tem sido utilizada como modo de solucionar problemas que surgem no interior do processo de escolarização. Para tanto, foram utilizados textos que tratam da questão da queixa escolar e que mostram que esta tem sido elaborada levando-se em conta apenas aspectos centrados no indivíduo e em seu corpo. Tais estudos são relevantes para que a escola repense a sua função na transmissão de conhecimentos, além de buscar contribuir para uma discussão acerca da superação do fracasso escolar para uma visão além do indivíduo, considerando todo o contexto em que este está inserido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Michelle Aparecida Santos, Janaina Franciele Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.