READAPTAÇÃO DO DOCENTE AO TRABALHO: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARINGÁ-PR
Resumo
A pesquisa objetivou analisar como se configura a (re)construção do sentido no trabalho para os professores readaptados diante das novas circunstâncias funcionais, como também investigar se o processo de readaptação vem cumprindo efetivamente a proposta legal e de saúde do trabalhador. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras readaptadas de uma escola estadual de Maringá-PR e estas passaram por um processo de Análise dos Núcleos de Sentido substanciado pelo referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Verificou-se que as readaptações revelaram dificuldades não consideradas pela gestão e organização do trabalho, deixando os trabalhadores desassistidos e, comumente, impedidos de realizarem atividades compatíveis com suas capacidades e preservação de saúde. É flagrante a necessidade, conforme a legislação apregoa, de considerar as limitações/potencialidades do indivíduo, de forma a atribuir-lhe afazeres compatíveis com sua nova condição, de modo que o sujeito, ao retornar para seu ambiente de trabalho, tenha possibilidades de identificar-se com a nova função.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Melissa Pinheiro de Matos Feltrim, Guilherme Elias da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.