CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO ATENDIMENTO A CRIANÇA AUTISTA

Autores

  • APARECIDA DE FÁTIMA DE SÁ MORAIS Centro Universitário UnIFatecie

DOI:

https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v5n2.e007

Resumo

RESUMO: Este estudo tem como objetivo verificar a relevância do trabalho do neuropsicopedagogo no trabalho com a criança portadora do transtorno do espectro autista (TEA), analisando através de uma pesquisa bibliográfica que busca entender a contribuição da Neuropsicopedagogia na a aquisição de novos conhecimentos e de novas habilidades do aluno com TEA, por entender que a Neuropsicopedagogia é uma grande aliada a aprendizagem de alunos especiais, por reunir conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia. Este estudo torna-se relevante por proporcionar mais pesquisas nesta área de estudo. Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica de artigos científicos de periódicos na área de estudos, consulta de livros sobre o autismo e sites de Saúde, Google Acadêmico e o banco de dados da Scientific Eletronic Library Online – SciELO.

Palavras-chave: Neuropsicopedagogia. Autismo. Aprendizagem. Inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M.R.C; BOHN, C.Z; HUBER, C.M. A inclusão do autista no mercado de trabalho através de uma experiência de ensino-aprendizagem. Salão do Conhecimento, v. 2, n. 2, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2014.

CÓDIGO DE ÉTICA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA. SBNPp. Resolução SBNPp N° 05/2021.

CONSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociências e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

GONÇALVES, Antônio Baptista. A Defesa da Preferência às pessoas com Transtorno do Espectro de Autismo diante da falta de procedimento. Revista Direito Mackenzie, v. 10, n. 1, 2017.

JUNIOR. FRANCISCO PAIVA. Prevalência de autismo nos EUA sobe 10%: agora é 1 para 54; 2020 Disponível em https://tismoo.us/ciencia/novo-estudo-do-cdc-sugere-prevalencia-de-1-autista-a-cada-44-criancas-nos-eua/

HENNEMANN, Ana L. Considerações sobre o livro Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Novo Hamburgo, 03 nov/ 2015. Disponível em: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2015/11/livro-neuropsicopedagogia-clinica.html

MACHADO, Mônica Sperb; LONDERO, Angélica Dotto; PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Tornar-se família de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. Contextos Clínicos, v. 11, n.3, p. 335-350, 2018.

MENEZES, Maria Carolina Cavalcanti de Almeida; et al. Intervenções neuropsicopedagógicas em casos de autismo. VI Congresso Nacional de Educação, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID783_22092019121035.pdf.

MAPELLI, Lina Domenica et al. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, 2018.

MAZZOTTA, M.J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 5ª Ed. São Paulo. Cortez, 2009.

MELO. JULIANA. História da Neuropsicopedagogia no Brasil. Disponível em https://juneuroedu.wixsite.com/especialista/post/2019/01/15/hist%C3%B3ria-da-neuropsicopedagogia-no-brasil

NETO, Otílio Paulo da S.; et al, G-TEA: Uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista, baseada na metodologia ABA. SBC – Proceedings of SBGames 2013. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-18_full_G-TEA.pdf

OMS/OPAS Brasil. Folha informativa - Transtorno do espectro autista. 2017. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?Itemid=1098.

SANTOS, Françoise Debelle dos. Autismo e psicologia clínica de abordagem dinâmica numa sala TEACCH: reflexões e partilha duma prática. Revista Portuguesa de Psicossomática. Vol. 7, n. 1-2. 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/287/28770216.pdf.

SBNPp. Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia. Disponível em: https://sbnpp.org.br

VASCONCELOS, Erivalda Cavalcante Mendes de. 2019. Inclusão de crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) na escola regular. Disponível em: https://www.fjn.edu.br/repositorioinstitucional/wp-content/uploads/2020/01/Artigo-Erivalda-Cavalcante-Mendes-de-Vasconcelos.pdf.

Downloads

Publicado

2024-12-16