Casamento Infantil: Discussões Pertinentes À Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v6n2.e002Palavras-chave:
Casamento Infantil, Adolescência, Psicologia Histórico-CulturalResumo
O presente artigo é referente ao trabalho de conclusão de curso enquanto atividade obrigatória para a formação em Psicologia na Universidade Paranaense (UNIPAR). O objetivo do trabalho é discutir a relação entre os fatores sociais, históricos e culturais e o casamento infantil no Brasil, que se caracteriza pela união formal ou informal em que pelo menos uma das partes envolvidas tenha menos de dezoito anos. Além dos impactos desse fenômeno nas questões de gênero, ainda tão arraigadas na sociedade, onde as mulheres são mais afetadas tanto pelos fatores que corroboram para a prática, quanto pelas consequências decorrentes do mesmo. Por fim, pontuar o papel da Psicologia, enquanto ciência e profissão, com práticas interventivas que vão desde a desideologização até a atuação em políticas públicas, com ações de enfrentamento pautadas no código de ética profissional e no compromisso social. Essa pesquisa foi realizada através da revisão bibliográfica, a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-cultural.
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