ANÁLISE INSTITUCIONAL DE UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA: O DIÁRIO DE PESQUISA DE UMA PSICÓLOGA RESIDENTE
Palavras-chave:
Emergência Psiquiátrica. Diário de Pesquisa. Análise InstitucionalResumo
O cenário de cuidado para com os sujeitos em intenso sofrimento psíquico, em 1970, consistia na internação em instituições manicomiais marcadas pela violação de Direitos Humanos. Com o advento da Reforma Psiquiátrica Brasileira em 1990, novos dispositivos de cuidado territoriais em saúde mental substitutivos à internação em hospitais psiquiátricos foram criados, entre eles os serviços de Emergências Psiquiátricas (EP). Assim, compreende-se que as Emergências Psiquiátricas se apresentam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como um serviço de atendimento à crise quando os demais dispositivos territoriais da rede já estão esgotados para o manejo desse indivíduo. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve o objetivo de analisar o funcionamento institucional de uma Emergência Psiquiátrica de um município do interior do Estado do Paraná, com atenção especial à atuação dos profissionais da equipe de saúde em um contexto pandêmico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-intervenção, fundamentada nas ferramentas conceituais da Análise Institucional, em que foram analisados diários de pesquisa produzidos pela pesquisadora residente do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência. Como resultados verificou-se a dificuldade de superação do modelo manicomial pelo serviço estudado, problemáticas relacionadas ao trabalho em equipe e a complexidade na articulação com outros dispositivos da RAPS. Espera-se que movimentos instituintes da luta antimanicomial continuem produzindo questionamentos, reflexões e capacitações para novos modos de cuidado mais humanizados, integrais, efetivos e atentos às especificidades de atenção aos sujeitos em intenso sofrimento psíquico em Emergências Psiquiátricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isadora Cenerino, Daniele Ferrazza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.