RE-ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PLANEJAMENTO DE CARREIRA NA MODALIDADE CLÍNICA COM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fernanda Toledo Barros Silva Unipar
  • Camily Vitória Marques Gonçalves Unipar
  • Leticia Fiaux Zanolli Unipar
  • Maria Adelaide Pessini Unipar

DOI:

https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v5n2.e005

Palavras-chave:

Análise do comportamento, re-orientação profissional, planejamento de carreira

Resumo

O presente artigo refere-se a uma pesquisa de revisão bibliográfica, cujo aporte teórico foi a Análise do Comportamento (AC), objetivou-se compreender o processo de Re-orientação profissional e sua importância no planejamento de carreira, realizado através de intervenção psicológica breve, clínica, com tempo e objetivos limitados às necessidades do cliente. Buscou-se estudar as correlações do ensino superior e o preparo profissional, compreendendo o espaço que as instituições de ensino superior ocupam na sociedade; o processo de Re-orientação profissional clínico aos alunos do ensino superior, atrelando a importância de instrumentos que promovam seu bem-estar no processo da re-escolha profissional e no planejamento de carreira, que possibilita a reflexão dos lugares que desejam ocupar no universo profissional. Conclui-se que intervenções psicológicas clínicas aos universitários, contribui de modo significativo para a prevenção de adoecimento e a promoção de saúde mental, visto que proporciona um novo olhar para a constituição profissional e de carreira.

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Publicado

2024-12-16