LUTO ANTECIPATÓRIO EM PACIENTES COM MICOSE FUNGÓIDE
https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v1n1.lutoantecipatorio
Palavras-chave:
Luto antecipatório, Micose Fungóide, sofrimento psíquicoResumo
Introdução: A Micose Fungóide (MF) é muito além de uma doença crônica não-transmissível, é uma palavra que define diversas manifestações físicas e psicológicas que afetam o indivíduo tanto direta quanto indiretamente. Objetivo: Investigar as emoções vivenciadas e como se dá a experiência potencial de luto antecipatório ou melancolia para o indivíduo que depara-se com a MF. Métodos: Pesquisa de campo qualitativa descritiva transversal com quatro pessoas entrevistadas individualmente, membros de grupo informal de pacientes com MF. Através de análise do discurso de cada participante foi possível criar três categorias acerca do luto antecipatório, sendo: 1. Fases do Luto, 2. Mecanismos de Defesa e, 3. Câncer como “sentença de morte”. Resultados e Discussão: A discussão buscou articular os momentos pelos quais os pacientes estão vivendo as fases do luto de Kubler-Ross. Considerações Finais: A presença das fases do luto ocorreu de forma oscilante na análise do discurso, isto é, foi possível observar mais de uma fase concomitante. No que se refere aos mecanismos de defesa, um movimento semelhante também ocorreu. Ainda que presentes, não foi possível classificá-los de modo específico. Na utilização destes recursos psíquicos constatamos a vivência do luto antecipatório, ou seja um sofrimento por parte dos pacientes diante da constatação do diagnóstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniele Batista de Sousa, Marcus Vinicius da Silva Vieira, Júlia Catani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.