Políticas Públicas de Educação e a Lei nº 13.935/2019: Serviço Social e Psicologia na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v4n1.politicasPalavras-chave:
Políticas Públicas; Educação; Lei nº 13.935/2019.Resumo
O presente texto procura abordar as implicações da Lei nº 13.935/2019 e a sua importância para o trabalho de Assistentes Sociais e Psicólogos na Educação Básica Brasileira, tendo em vista os rebatimentos das expressões da questão social em âmbito escolar, promovendo uma educação pública gratuita e de qualidade, realizada através de um trabalho sério e técnico, mediada pela implementação de equipes multiprofissionais e multidisciplinares. O presente trabalho realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do estado da arte, através do método relativo ao materialismo histórico-dialético, buscando compreender a relevância do trabalho da Psicologia e do Serviço Social na educação pública brasileira. Contudo, os resultados obtidos, convergem numa essencial implementação deste serviço, tendo em vista a garantia da construção e fortalecimento de uma educação que fortaleça e promova sujeitos críticos e cidadãos engajados pelos direitos sociais, através da realização do trabalho social escolar das equipes formadas por Assistentes Sociais e Psicólogos, considerando os rebatimentos nocivos do modo de produção capitalista, bem como sua necessária abolição.
Downloads
Referências
Assis, E. L. de P. (2022). Serviço Social na Educação. 65 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em: https://monografias.ufop.br/handle/35400000/4490. Acesso em: 29 de maio de 2023.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 24 de maio de 2023.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 de maio de 2023.
Brasil. (2019). Conselho Federal de Psicologia. Psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei nº 13.935. 2. ed. — Brasília: CFP, 2022.
Brasil. (2019). Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13935.htm. Acesso em: 24 de maio de 2023.
Catini, C de R. A educação bancária, “com um Itaú de vantagens”. (2021). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13 (1), 90–118. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43748.
Freitas, A. M. P.; Silveira, A. da. (2020). Implementação da Lei 13.935/2019: (Im)possibilidades de Atuação das/os Psicólogas/os na Educação Básica. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16649. Acesso em: 29 de maio de 2023.
Luciano, S.; Silveira, D. de M. (2021). Um Estudo Sobre a Importância do Serviço Social na Rede Pública de Educação Básica. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/17492/1/Scharlana%20Luciano%20-%20TCC%20%20Final%20%282%29.pdf. Acesso em: 29 de maio de 2023.
Pastorini, A. (2022). A categoria “questão social” em debate. São Paulo: Cortez.
Sampaio, A. M. (2021). O Estado Penal e a Criminalização da Pobreza: a linha tênue entre as influências do capital e a negligência familiar.
Saviani, D. (2003). O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde, v. (1), n. (131-152). Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zLgxpxrzCX5GYtgFpr7VbhG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 de maio de 2023.
Souza, B. C. de; Rosa, C. A. da. (2020). Possibilidades de Intervenção do Assistente Social na Educação Básica com Base na Lei nº 13.935/2019. Brazilian Journal of Policy and Development, 2(3), 106-119.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 LUIZ HENRIQUE MICHELATO, ROMÁRIO ROCHA RODRIGUES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.