Transmissão psíquica e apropriação da herança

um olhar psicanalítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v3n2.a2

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a transmissão psíquica entre gerações em meio ao cenário social e cultural contemporâneo, caracterizado como um tempo de aceleração e excesso de estímulos onde o mais importante é a fruição do momento presente, o que leva a um desinteresse pelo passado e pela história. Diante desse estado das coisas, assistimos a dificuldades na capacidade de historicizar, o que afeta o processo de transmissão psíquica e dificulta a construção de uma narrativa que dê sustentação simbólica para os sujeitos empreenderem sua jornada. Para a psicanálise, nos constituímos na dimensão intersubjetiva que nos situa como herdeiros de disposições psíquicas transmitidas pela cultura e pelos nossos pais. Temos como hipótese que o cenário contemporâneo leva a uma transformação da transmissão psíquica, cujos efeitos podem ser percebidos na falha da experiência compartilhada, declínio das narrativas e erosão da função simbólica que estaria configurando uma geração do esquecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Romagnolli Rodrigues Gomes, Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM)

Doutor em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho", Assis, SP. 

Referências

Adorno, T. W. (1995) O que significa elaborar o passado. In T. W. Adorno, Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra. Trabalho original publicado em 1963.

Alonso, S. L. (2011). O tempo que passa e o tempo que não passa. In: Dossiê: Freud, o pensador que entendeu o homem. Revista Cult (Dossiê: Freud, o pensador que entendeu o homem), 101.

Benjamin, W. (1994). O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In W. Benjamin, Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (pp. 197-221). São Paulo: Brasiliense. Trabalho original publicado em 1936.

Casadei, E. B. (2010). O papel da memória nas ramificações da cultura em Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 1(11), 1-18. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/134610.

Endo, P. (2013). Pensamento como margem, lacuna e falta: memória, trauma, luto e esquecimento. Revista USP, 98, 41-50.

Fères-Carneiro, T., & Magalhães, A. S. (2005) Conquistando a herança: sobre o papel da transmissão psíquica familiar no processo de subjetivação. In: T. Fères-Carneiro (Org.), Família e Casal: Efeitos da contemporaneidade. Rio de Janeiro, RJ: EDPUC-Loyola.

Gagnebin, J-M. (2006). Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34.

Giacoia Júnior, O. (2013). Nietzsche: o humano como memória e como promessa. Petrópolis-RJ: Vozes.

Gomel, S. (2018). Aula sobre transmissão psíquica geracional. Maringá: Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM). Aula ministrada em 2018.

Granjon, E. (2000). A elaboração do tempo genealógico no espaço do tratamento da terapia familiar psicanalítica. In: O. CORREA (Org.), Os avatares da transmissão psíquica geracional. São Paulo: Escuta.

Hartmann, I. B., &. Schestatsky, S. (2011). Transmissão do psiquismo entre as gerações. Revista Brasileira de psicoterapia, 13(2), 92-114.

Inglez-Mazzarella, T. (2006). Fazer-se herdeiro: a transmissão psíquica entre gerações. São Paulo: Escuta.

Inglez-Mazzarella, T. (2021). Histórias recobridoras: quando o vivido não se transforma em experiência. São Paulo: Blucher.

Kaës, R. (2005). O intermediário na abordagem psicanalítica da cultura. In: R. Kaës, Os espaços psíquicos comuns e partilhados: transmissão e negatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Kehl, M. R. (2009). O tempo e o cão: sobre a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo.

Mezan, R. (2005). Esquecer? Não: In-quecer. In: R. Mezan, A sombra de Don Juan e outros ensaios. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Nietzsche, F. W. (2015). Escritos sobre a história. São Paulo: Folha de S. Paulo.

Pereira, C. V. G., & Freitas, M. C. A. de. (2020). Transmissão psíquica geracional vinculada com as dimensões de repetição e transformação. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, 23(1), 103-110.

Ricoeur, P. (2007). A memória, a história e o esquecimento. Campinas, SP: Editora Unicamp.

Trachtenberg, A. R. C. (2017) Transgeracionalidade: sobre silêncios, criptas, fantasmas e outros destinos. Revista Brasileira de Psicanálise, 51(2), 77-89.

Downloads

Publicado

2023-03-28