Transmissão psíquica e apropriação da herança
um olhar psicanalítico
DOI:
https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v3n2.a2Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender a transmissão psíquica entre gerações em meio ao cenário social e cultural contemporâneo, caracterizado como um tempo de aceleração e excesso de estímulos onde o mais importante é a fruição do momento presente, o que leva a um desinteresse pelo passado e pela história. Diante desse estado das coisas, assistimos a dificuldades na capacidade de historicizar, o que afeta o processo de transmissão psíquica e dificulta a construção de uma narrativa que dê sustentação simbólica para os sujeitos empreenderem sua jornada. Para a psicanálise, nos constituímos na dimensão intersubjetiva que nos situa como herdeiros de disposições psíquicas transmitidas pela cultura e pelos nossos pais. Temos como hipótese que o cenário contemporâneo leva a uma transformação da transmissão psíquica, cujos efeitos podem ser percebidos na falha da experiência compartilhada, declínio das narrativas e erosão da função simbólica que estaria configurando uma geração do esquecimento.
Downloads
Referências
Adorno, T. W. (1995) O que significa elaborar o passado. In T. W. Adorno, Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra. Trabalho original publicado em 1963.
Alonso, S. L. (2011). O tempo que passa e o tempo que não passa. In: Dossiê: Freud, o pensador que entendeu o homem. Revista Cult (Dossiê: Freud, o pensador que entendeu o homem), 101.
Benjamin, W. (1994). O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In W. Benjamin, Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (pp. 197-221). São Paulo: Brasiliense. Trabalho original publicado em 1936.
Casadei, E. B. (2010). O papel da memória nas ramificações da cultura em Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 1(11), 1-18. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/134610.
Endo, P. (2013). Pensamento como margem, lacuna e falta: memória, trauma, luto e esquecimento. Revista USP, 98, 41-50.
Fères-Carneiro, T., & Magalhães, A. S. (2005) Conquistando a herança: sobre o papel da transmissão psíquica familiar no processo de subjetivação. In: T. Fères-Carneiro (Org.), Família e Casal: Efeitos da contemporaneidade. Rio de Janeiro, RJ: EDPUC-Loyola.
Gagnebin, J-M. (2006). Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34.
Giacoia Júnior, O. (2013). Nietzsche: o humano como memória e como promessa. Petrópolis-RJ: Vozes.
Gomel, S. (2018). Aula sobre transmissão psíquica geracional. Maringá: Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM). Aula ministrada em 2018.
Granjon, E. (2000). A elaboração do tempo genealógico no espaço do tratamento da terapia familiar psicanalítica. In: O. CORREA (Org.), Os avatares da transmissão psíquica geracional. São Paulo: Escuta.
Hartmann, I. B., &. Schestatsky, S. (2011). Transmissão do psiquismo entre as gerações. Revista Brasileira de psicoterapia, 13(2), 92-114.
Inglez-Mazzarella, T. (2006). Fazer-se herdeiro: a transmissão psíquica entre gerações. São Paulo: Escuta.
Inglez-Mazzarella, T. (2021). Histórias recobridoras: quando o vivido não se transforma em experiência. São Paulo: Blucher.
Kaës, R. (2005). O intermediário na abordagem psicanalítica da cultura. In: R. Kaës, Os espaços psíquicos comuns e partilhados: transmissão e negatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Kehl, M. R. (2009). O tempo e o cão: sobre a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo.
Mezan, R. (2005). Esquecer? Não: In-quecer. In: R. Mezan, A sombra de Don Juan e outros ensaios. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Nietzsche, F. W. (2015). Escritos sobre a história. São Paulo: Folha de S. Paulo.
Pereira, C. V. G., & Freitas, M. C. A. de. (2020). Transmissão psíquica geracional vinculada com as dimensões de repetição e transformação. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, 23(1), 103-110.
Ricoeur, P. (2007). A memória, a história e o esquecimento. Campinas, SP: Editora Unicamp.
Trachtenberg, A. R. C. (2017) Transgeracionalidade: sobre silêncios, criptas, fantasmas e outros destinos. Revista Brasileira de Psicanálise, 51(2), 77-89.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vinícius Romagnolli Rodrigues Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.