A Atuação do Psicólogo na Atenção Primária da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v3n1.a1

Palavras-chave:

Atenção Primária, Sistema Único de Saúde, Psicologia da Saúde

Resumo

Considerando a importância e as diferentes possibilidades de atuação do(a) psicólogo(a), inserido no Sistema Único de Saúde (SUS), essa pesquisa tem como objetivo compreender o trabalho deste(a) profissional no setor primário de saúde. A presente pesquisa é resultado de revisões bibliográficas que fomentam ações e políticas   de atuação deste profissional no campo de atuação do SUS. Os dados apresentados e discutidos no trabalho partiram da seguinte problemática: há para a atuação do(a) psicólogo(a) no setor primário de saúde, diretrizes que garantam primazia às suas práxis? Para responder esse questionamento, foram selecionados cinco textos em que a temática central discorria sobre tal atuação. Das análises bibliográficas observou-se que, de uma maneira geral,  os(as) psicólogos(as) encontram dificuldades ao ingressarem na Atenção Primária, relacionadas aos desafios relativos à formação e atuação da categoria profissional, e também em relação a precariedade de políticas públicas que viabilizem e assegurem a atuação deste profissional, o que colocando em descrença iniciativas destes profissionais, que, apesar de enfrentarem inúmeros fatores que dificultam sua práxis, também viabilizam projetos de atuação com resultados significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica de Andrade Rodrigues, Centro Universitário UniFatecie

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário UniFatecie.

Raíssa Alves Marques, Centro Universitário UniFatecie

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário UniFatecie.

Karen Eduarda Alves Venâncio, Centro Universitário UniFatecie

Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFatecie. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, PR. 

Referências

Amarante, P. (1998). Loucos pela vida. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Barros, A. R. H., da Cruz, Y. P., & da Silva, F. C. T. (2014). Discutindo a atuação do psicólogo na atenção terciária. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia.

Boing, E & Crepaldi, M. A. (2010). O Psicólogo na Atenção Básica: Uma Incursão Pelas Políticas Públicas de Saúde Brasileiras. Psicologia Ciência e Profissão..

Brasil, Ministério da Saúde. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Brasil, Ministério da Saúde. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

Brasil, Ministério da Saúde. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

Cela, M. & Oliveira,. I. F. (2015). O psicólogo no Núcleo de Apoio à saúde da Família: articulação de saberes e ações. Estudos de Psicologia.

Gil, A. C. (2002) Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Gorayeb, R., Borges, C. D. & Oliveira, C. M. (2012) Psicologia na Atenção Primária: Ações e Reflexões em Programa De Aprimoramento Profissional. Psicologia Ciência e Profissão.

Jimenez, L. (2011). Psicologia na atenção básica à saúde: demanda, território e integralidade. Psicologia e Sociedade.

Medeiros, R. H. A. (2020). Psicologia, Saúde e Território: Experiências Na Atenção Básica. Psicologia em estudo.

Mello, R. A.; Teo, C. R. P. A. (2019). Psicologia: entre a atuação e a formação para o Sistema Único de Saúde. Psicologia: Ciência e Profissão.

Minayo, M. C. S. (1994). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Em Pesquisa social: teoria, método e criatividade (p. 9–29). Petrópolis: Vozes.

Vasconcelos, C. M.; Pasche, D. F. (2006) O Sistema Único de Saúde. Em Tratado de Saúde Coletiva (p. 531-562). São Paulo: Hucitec.

Downloads

Publicado

2023-03-25