Contradição - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad <p>Contradição é uma publicação científica de caráter interdisciplinar com periodicidade semestral e de acesso aberto. Aceita artigos, ensaios e relatos de experiência nos idiomas português, inglês e espanhol que se pautem exclusivamente na perspectiva metodológica qualitativa e pertençam às ciências humanas e sociais.</p> <p><strong>ISSN: 2675-7109</strong></p> <p> </p> pt-BR <p>Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"</p> revista.contradicao@fatecie.edu.br (Denise Kloeckner Sbardelotto) revcontrad@gmail.com (Denise Kloeckner Sbardelotto) Tue, 25 Feb 2025 13:17:38 +0000 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A RELAÇÃO ENTRE AS BRINCADEIRAS DE PAPÉIS SOCIAIS E A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/446 <p>O presente artigo possui caráter conceitual-bibliográfico e teve como objetivo compreender a relação entre as brincadeiras de papéis sociais e a apropriação da escrita a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Para o seu desenvolvimento foram realizados leituras e fichamentos de obras clássicas e contemporâneas sobre as temáticas, de maneira a elaborar um texto final que sintetizasse os conteúdos estudados. Os resultados da pesquisa foram organizados em três momentos, primeiramente uma explanação sobre as brincadeiras de papéis de sociais, em seguida uma exposição sobre o desenvolvimento da linguagem, especificamente a escrita, e por fim, realizou-se uma síntese sobre as relações entre ambas as atividades, atreladas ao modelo de ensino desenvolvimental. Como resultados, obteve-se que a aquisição da escrita não é um processo natural, mas se desenvolve historicamente ao longo da ontogenia do sujeito, tendo como um de seus precursores a brincadeira de papéis sociais, cujas principais conquistas diz respeito às capacidades de generalização, abstração, simbolização e autocontrole da conduta pela submissão às regras.</p> Nathiele Mucio Ferreira, Adriana de Fátima Franco Copyright (c) 2025 Nathiele Mucio Ferreira, Adriana de Fátima Franco https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/446 Tue, 25 Feb 2025 00:00:00 +0000 INSTITUIÇÕES, MERCADO E PROCESSOS HISTÓRICOS DE DESENVOLVIMENTO https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/423 <p>O texto discute as concepções de desenvolvimento na modernidade, atribuídas internacionalmente a partir de uma perspectiva capitalista ocidental. Para isso, o objetivo é analisar os processos históricos de desenvolvimento e a relação entre mercado e instituições. O trabalho está dividido em cinco tópicos: (1) o desenvolvimento econômico e a industrialização retardatária; (2) as crises de 1873 e 1929 e sua relação com o imperialismo; (3) a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) sob a ótica do estruturalismo/neoestruturalismo; (4) a perspectiva histórica e neoinstitucionalista do desenvolvimento; e (5) a relação entre instituições, Estado e mercado. Assim, a pesquisa busca responder como as concepções capitalistas de desenvolvimento se consolidaram no imaginário coletivo internacional, partindo da ‘ shipótese de uma "colonização epistêmica", que teria estruturado as noções de acumulação capitalista com o auxílio de instituições. Portanto, a metodologia utilizada é a qualitativa, com uma base teórica de autores das Ciências Humanas e Sociais, e envolve um levantamento bibliográfico com o objetivo de dialogar entre diferentes perspectivas teóricas. Destarte, o estudo é relevante academicamente, pois contribui para o debate sobre o desenvolvimento e suas correlações com o sistema capitalista. Por fim, a pesquisa abrange as áreas de Economia, Sociologia, Relações Internacionais, Ciência Política e outras Ciências Humanas e Sociais, fortalecendo o pensamento crítico sobre as sociedades modernas e contemporâneas.</p> Lucas Lira de Menezes Copyright (c) 2025 Lucas Lira de Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/423 Tue, 25 Feb 2025 00:00:00 +0000 SÉRIE E LINGUAGEM MULTIMODAL https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/464 <p>O Este estudo investiga o potencial didático da série Severance (Erickson, 2022) no ensino de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio, com foco no desenvolvimento das Competências 1 e 2 da BNCC (Brasil, 2018). Considerando as transformações tecnológicas e culturais, a pesquisa parte do pressuposto de que narrativas audiovisuais, enquanto textos multimodais, podem contribuir significativamente para a leitura crítica e argumentativa dos estudantes. O objetivo é analisar como os temas abordados na série, como fragmentação da identidade, controle institucional e alienação do trabalho, podem ser utilizados pedagogicamente para fomentar discussões discursivas e sociais em sala de aula. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa, ancorada nos conceitos de letramento crítico e multimodalidade (Rojo, 2012; Kress &amp; Leeuwen, 2002; Ildebrand, 2021). O estudo explora a relação entre linguagem, discurso e tecnologia, demonstrando como a narrativa audiovisual pode ser integrada ao ensino para ampliar as possibilidades interpretativas dos alunos. Os resultados indicam que o uso de Severance promove um ensino mais dinâmico, estimulando a construção de sentidos e a argumentação crítica. Conclui-se que a adoção de narrativas seriadas no ensino de línguas fortalece o protagonismo estudantil, tornando a aprendizagem mais significativa e alinhada às demandas contemporâneas, além de contribuir para o desenvolvimento da autonomia intelectual e da consciência discursiva dos estudantes.</p> Isaías dos Santos Ildebrand Copyright (c) 2025 Isaías dos Santos Ildebrand https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/464 Tue, 25 Feb 2025 00:00:00 +0000