O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

EM BUSCA POR UM ENSINO SIGNIFICATIVO

Autores

  • Adriana Aparecida Rodrigues Centro Universitário UniFatecie
  • Adriana Sanches de Almeida Centro Universitário UniFatecie.

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v5n2.e065

Resumo

O presente estudo tem como temática o ensino de história na educação básica. Possui como objetivo, analisar a importância do uso de metodologias diversificadas no ensino de história na educação básica, em prol de desenvolver um ensino significativo. Para atender esse proposto, realizamos um estudo bibliográfico de cunho qualitativo, embasado no materialismo histórico e dialético. A pesquisa apontou que o ensino de história na educação básica é caracterizado pela presença de desafios, em consequência da estruturação da disciplina como ciência. Nesse contexto, atualmente a utilização de metodologias significativas tendem a minimizar os desafios existentes, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, bem como, para o desenvolvimento humano do educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Rodrigues, Centro Universitário UniFatecie

Doutora em Educação, Mestre em Ensino, graduada em Pedagogia e História; Professora orientadora do Colegiado de Pedagogia do Centro Universitário UniFatecie. Email: adriana.rodrigues@fatecie.edu.br

Adriana Sanches de Almeida, Centro Universitário UniFatecie.

Graduada em Pedagogia pelo Centro universitário UniFatecie. E-mail: adrysanches_1@hotmail.com

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

BOSCHI, Caio César. Por que estudar História? São Paulo: Ática, 2007.

BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais. 6. ed. Lisboa: Presença, 1990.

FERMIANO, Marlene Barros; SANTOS, Ana Silvana dos. Ensino de história para o fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2013.

GARETTA, Denise Garcia. Uma proposta para o ensino de história e geografia: pré-escola e séries iniciais. Ensino em Revista, v. 02, n. 01, p. 89-100, jan./dez. 1993. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7780. Acesso em: 20 maio 2024.

GERMINARI, Gilberto Donizete. Metodologia do ensino de história. In: PARANÁ, SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO. Fundamentos teóricos-metodológicos das disciplinas da proposta pedagógica curricular, do curso de formação de docentes: curso de formação de docente – normal, em nível médio. Curitiba: SEED, 2008. p. 149-153.

MALHEIROS, Eduardo dos Santos; CAINELLI, Marlene Rosa. A história de vida como metodologia para o ensino de história. In: CONGRESSO INTERNACIONAL JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRIA, 17, Foz do Iguaçu, 2016. Anais... Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/4193/78027.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jun. 2024.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 143-162, ago. 1993. Disponível em: https://snh2013.anpuh.org/resources/download/1348495168_ARQUIVO_revista_v13_elza-nadai.pdf. Acesso em: 20 maio 2024.

OLIVEIRA, Ronaldo Marcos de. História: a necessidade de repensar o ensino de história no âmbito educacional e social. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 01, n. 05, p. 408-433, jul. 2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/historia/ambito-educacional-e-social#google_vignette. Acesso em: 20 maio 2024.

PENTEADO, Homero de Deus. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1994.

RODRIGUES, Adriana Aparecida. Metodologias no ensino de História na Educação Básica: embates e desafios. 2018. 55 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.

SANTANA, Simone Ribeiro do Nascimento. O uso de fontes históricas como recursos para o ensino de história. 2015. Disponível em: www.cesadufs.com.br Acesso em: 20 jun. 2024.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene Rosa. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2010.

XAVIER, Eliane da Silva. O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador. Antíteses, Londrina, v. 03, n. 06, p. 1097-1112, jul./dez. 2010. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/5062 Acesso em: 20 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-28