COMANDO E FORMAÇÃO DE EQUIPE NO AMBIENTE MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.33872/revcontrad.v5n1.e058Palavras-chave:
Comando, Equipe, MilitarResumo
Este trabalho tem foco no comando/liderança e formação de equipe no ambiente militar. O tema é de grande relevância, pois está diretamente relacionado aos resultados do militarismo e que impactam a sociedade em geral, esta que é a grande beneficiada com esses resultados. Infelizmente não há material específico sobre o tema proposto, portanto, será aplicada a analogia do mundo corporativo ao militar, demonstrando a preocupação e importância deste estudo, que visa acompanhar a evolução das profissões e postos de trabalho dentro deste ambiente, respeitando sua cultura organizacional e buscando uma evolução na medida certa. Serão apresentados – como parte fundamental para a execução bem-sucedida de uma missão, para ter êxito na transformação em busca da evolução do ambiente organizacional militar – os seguintes pontos: o que é um comando/liderança; as características de um comandante/líder; o relacionamento profissional entre comandantes/líderes e comandados/liderados; a importância da motivação; e, a formação de equipe.
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. R. de; SANTOS, D. de S.; VIEIRA, M. A Capacidade de Liderança e o Processo de Motivação. Anápolis, GO: Faculdade Católica de Anápolis. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, 2016. Disponível em: https://catolicadeanapolis.edu.br/biblioteca/wp-content/uploads/2018/08/MARCOS-VIEIRA-CARMO-2016.pdf Acesso em: 14 fev. 2024.
ALYRIO, R. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
BERGAMINI, C. W. Motivação nas Organizações. 4. Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 1997.
CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a Dinâmica do Sucesso das Organizações. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LACERDA, D. O Líder Espiritualizado. Você S. A. São Paulo, n. 82, p. 22-30, abr. 2005.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MELHADO, S. B.; OLIVEIRA, O. J. Gestão de pessoas: um desafio às empresas de projeto. VIII SIMPEP. Bauru, SP: UNESP, 2006. Disponível em: https://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/662.pdf Acesso em: 14 fev. 2024.
MAXIMIANO, A. C. A. Gerência de Trabalho em Equipe. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1986.
NETO, O. J. A. Comando/Liderança e Formação de Equipe no Ambiente Militar. 2020. 14 folhas. Monografia Opcional/Não Obrigatória (Especialização em Segurança Pública) – Centro Universitário UniFatecie, Paranavaí/PR, 2020. (No prelo)
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2022.
SANTOS, E. A. A liderança nos Grupos Autogeridos. In: Anais II SEMEAD, 1997, p. 158. In: COLTRE, S. M.; SOUZA, K. A. Características de Líder ou Gestor Predominantes no setor de Rotinas Trabalhistas. Toledo, PR: FASUL, 2016. Disponível em: https://www.fasul.edu.br/publicacoes-online/app/webroot/files/trabalhos/20161015-110305.pdf Acesso em: 14 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Odilon Jacinto de Almeida Neto, Alexandro Marcolino Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"