A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA A GESTÃO FINANCEIRA DAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

Autores

  • Heider Jeferson Gonçalves Centro Universitário UniFatecie

DOI:

https://doi.org/10.33872/revcontrad.v5n1.e057

Palavras-chave:

Empresas, Governaça Corporativa, Gestão Financeira, Organizações

Resumo

Atualmente as empresas precisam de diversas ferramentas empresariais para poder alavancar seus negócios, o que é possível somente através de análises bem aprofundadas, e principalmente análises e ferramentas financeiras, pois a gestão financeira é essencial para a saúde e prosperidade organizacional. Lembrando que as questões financeiras dentro de uma empresa é algo muito importante e decisivo para o sucesso empresarial que influencia diretamente na geração de valor da empresa. Nesse sentido, é necessário que o tomador de decisão priorize as decisões adequadas a cada questão dentro empresa, para que assim, possa obter os melhores resultados e ter sucesso e prosperidade financeira. Por isso, os gestores precisam ir além, e aplicar a Governança Corporativa dentro do processo evolutivo da empresa. É nesse contexto que o presente trabalho traz um estudo sobre a importância da Governança Corporativa na gestão financeira das empresas, tendo este como seu objetivo geral, e como objetivos específicos, entender as finanças empresariais e corporativas, o que é a Governança Corporativa e sua importância para as organizações, em que estes serão objetos de estudos na proposta deste trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heider Jeferson Gonçalves, Centro Universitário UniFatecie

Bacharel em Administração e Ciências Contábeis. Especialista em Gestão Pública. Mestrando em  Administração pela Must University. Professor do Centro Universitário UniFatecie.

Referências

ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2014.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

Instituto Brasileiro De Governança Corporativa (IBGC). Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. Disponível em http://www.ibgc.org.br/. Acessado em 20 de agosto de 2022.

LODI, J. B. Governança corporativa. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

SILVEIRA, A. D. M. Governança corporativa e a estrutura de propriedade: determinantes e relação com o desempenho das empresas no Brasil. Tese Doutorado em Administração. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012005- 200501/publico/Tese_Doutorado_AlexandreDiMiceli_30Nov04.pdf. Acessado em 20 de agosto de 2022.

SIRQUEIRA, A. B. Governança Corporativa e otimização de portifólios: a relação entre risco e retorno das boas práticas de governança. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-07042008- 101452/publico/AidaBdeSirqueira.pdf. Acessado em 20 de agosto de 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-06