A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO ALUNO NUM COLÉGIO DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE APARECIDA DE GOIÂNIA

Autores

  • HUMBERTO PINHA AHUANARI UNIFATECIE

Resumo

O presente trabalho bibliográfico objetivou analisar o processo da educação física no ambiente escolar como também o desenvolvimento motor dos respectivos alunos como as expectativas e a importância da mesma, nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido pela escola, pois promove, além da integração e socialização, o respeito às diferenças. Para proporcionar um ensino de qualidade são relevantes que se conheçam as deficiências, e para que haja inclusão e não exclusão ao mesmo tempo, é preciso adaptar as atividades como forma de beneficiar a todos. A Educação Física contribui para o processo inclusivo nas escolas regulares. A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana. Sendo assim, a educação física abrange também alunos acometidos de alguma doença ou impossibilidade, alunos oriundos de populações nômades e etnias, além dos alunos em situação de risco, entre outros. A educação física é o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino. Em seTratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar. Ao educar, tanto a escola pública como a privada não podem jamais perder isso de vista.

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Publicado

2024-09-06