A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autores

  • Camila Maria Buriola Unifatecie

DOI:

https://doi.org/10.33872/rebesde.v5n2.e044

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal empreender reflexões que visem à possibilidade de entendimento a respeito da importância das atividades lúdicas e/ou das brincadeiras nas aulas de educação física e seu valor para o desenvolvimento infantil. O interesse é o de proporcionar conhecimento aos interessados inclusive aos professores de Educação Infantil sobre a possibilidade de valorizar e incluir o lúdico em sua prática docente. A escolha por essa temática justifica-se pelos saberes experienciais construídos ao longo da vida pessoal da pesquisadora, nas práticas vivenciadas durante os estágios realizados em escolas de Educação Infantil, na medida em que nesses estágios obteve-se contato com materiais lúdicos pedagógicos e com oficinas educativas. A metodologia empregada nesse estudo foi revisão bibliográfica mediante abordagem qualitativa exploratória. Os resultados indicam que a ludicidade se tornou um objeto importante na constituição do conhecimento, que o ato de brincar é algo automático e espontâneo da criança, sendo assim essa prática educativa lúdica nasce como uma peça essencial de intervenção ao processo de ensino, na qual a sua ampliação torna-se extraordinário para a concepção e interação social do educando com o meio fortalecendo as relações interpessoais. O emprego da ludicidade como método de ensino por meio das práticas pedagógicas permite ao educador uma observação aos diversos níveis de desenvolvimento que o estudante expõe além de promover o estímulo à aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo também ver a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem, estimular sobre o papel dos docentes da educação infantil.

 

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Publicado

2024-08-05