EXTENSÃO RURAL E EDUCAÇÃO DIALÓGICA DO CAMPO

Autores

  • Lucas Silva Cestaro UNIFATECIE
  • Vinicius Alves da Silva
  • Lucas Henrique Maldonado da Silva UniFatecie - Paranavaí PR

Resumo

O artigo examina as práticas de extensão rural a partir de conceitos como campesinato, educação do campo, paradigmas da modernização agrária, recampesinização, e as contribuições de Tschajanow e Paulo Freire. O objetivo central é propor um modelo de extensão rural que esteja enraizado na pedagogia dialógica da educação do campo. Historicamente, as práticas de extensão rural seguiram duas direções distintas: uma impositiva e domesticadora, vinculada à modernização agrícola, e outra dialógica e libertadora, protagonizada pelo campesinato. Metodologicamente, a pesquisa adota um enfoque teórico, analisando essas práticas no decorrer da história. Conclui-se que a extensão rural, quando conduzida de forma dialógica, contribui para a afirmação e fortalecimento da condição camponesa.

Referências

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Publicado

2025-01-28