ESPAÇAMENTO ENTRE PLANTAS E ENTRE LINHAS: UM ESTUDO COM A CULTURA DO GIRASSOL EM ARENITO CAIUÁ.

Autores

  • Lucas Henrique Maldonado da Silva Centro Universitário Unifatecie - Paranavaí - PR
  • Edilson Paulo da Silva Junior Centro Universitário Unifatecie - Paranavaí - PR
  • Otavio Augusto Soares Martin Centro Universitário Unifatecie - Paranavaí - PR

DOI:

https://doi.org/10.33872/puxirum.v1n2.espacamento

Palavras-chave:

Arenito caiuá, produtividade, competição entre plantas

Resumo

O Girassol ( Helianthus annuus L.) é uma planta da família Compositae, muito utilizada no Brasil e no mundo. O trabalho foi realizado na unidade experimental da Unifatecie situado no município de Paranavaí-PR, com o intuito de realizar uma pesquisa sobre o efeito do espaçamento no desenvolvimento da cultura do girassol para avaliar parâmetros de produtivdade desta cultura. O sistema adotado para o experimento foi o delineamento inteiramente ao acaso (DIC), no qual foram utilizados 3 blocos, com 2 tratamentos e 29 plantas por parcela na dupla e 24 plantas por fileira simples, totalizando assim 6 parcelas. Primeiro tratamento, fileira dupla, utilizou-se cerca de 10.000,00 metros de sulco duplo. O segundo tratamento, fileira simples, utilizou-se 12.500,00 metros de sulco simples.Utilizamos sementes compradas em mercado, com isso não levamos em consideração porcentagem de germinação. As variáveis analisadas durante o experimento foram, diâmetro do caule, tamanho do capítulo, altura, peso de mil sementes, peso de 3 capitulos (area util da parcela definindo produção) visando ter os resultados da produtividade. Concluiu-se que, o espaçamento duplo obteve melhores resultados em relação ao simples, com cerca de 26,40% a mais de produtividade. Quanto a produção de óleo, observou um efeito diluição, quanto maior a produtividade, menor a % de óleo.

Biografia do Autor

Lucas Henrique Maldonado da Silva, Centro Universitário Unifatecie - Paranavaí - PR

Professor Mestre. Docente do curso de Agronomia da UniFatecie. Paranavaí. PR

Edilson Paulo da Silva Junior, Centro Universitário Unifatecie - Paranavaí - PR

Engenheiro Agrônomo. UniFatecie. Paranavaí PR

Otavio Augusto Soares Martin, Centro Universitário Unifatecie - Paranavaí - PR

Engenheiro Agrônomo. UniFatecie. PR 

Referências

BARROS, Emílio Augusto Coelho; MAZUCHELI, Josmar. Um estudo sobre o tamanho e poder dos testes t-Student e Wilcoxon. Acta Scientiarum. Technology, v. 27, n. 1, p. 23-32, 2005.

BETTIO, Cristhian Suttor et al. Produtividade do milho (Zea mays L.) com diferentes arranjos populacionais em linhas simples e duplas. Acta Iguazu, v. 6, n. 3, p. 44-51, 2017.

BRAME, Lucas José et al. Sistema de cultivo e manejo da adubação nitrogenada em cobertura na cultura do milho. Jaboticabal, SP, 2018.

GRUNVALD, A. K.; CARVALHO, C. G. P. de; OLIVEIRA, A. C. B; PIRES, J. L. F.; CARVALHO, H. W. L.; OLIVEIRA, I. R. Adaptabilidade e estabilidade de híbridos de girassol convencional e alto oleico na Região Sul do Brasil. Revista de Ciências Agrárias. v. 57, p. 217-223, 2014.

LEITE, R. M. V. B. de C.; BRIGHENTI, A. M.; CASTRO, C. de (Ed.). Girassol no Brasil. Londrina: Embrapa Soja, 2005. 641p.

MCMASTER, Gregory S.; BUCHLEITER, Gerald W.; BAUSCH, Walter C. Relações entre espaçamento e produtividade do girassol: importância da uniformidade no espaçamento. Crop science , v. 52, n. 1, pág. 309-319, 2012.

PORTO, W. S.; CARVALHO, C. G. P. de; PINTO, R. J. B. Adaptabilidade e estabilidade como critérios para seleção de genótipos de girassol. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 42, p. 491- 499, 2007.

ROBINSON, RG e cols. Resposta do Girassol à Uniformidade do Espaçamento 1. Revista de Agronomia , v. 74, n. 2, pág. 363-365, 1982.

SANTOS, Wembles Robeiro dos et al. Desempenho de cultivares de girassol em diferentes espaçamentos na região sul do estado do Tocantins. Rio Grande do Norte, v. 8, n. 4, 2013.

SORANO, Leticia Almeida et al. Mapeamento da produtividade do girassol (helianthus annuus l.) e dos atributos do solo em área de plantio direto. Recife, 2020.

Downloads

Publicado

2024-01-14