RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UM NÚCLEO DE ESTUDOS E INTERVENÇÕES EM LUTO
DOI:
https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v3n2.a1Resumo
Formar e romper vínculos são partes inerentes da existência humana. Vivenciamos diversas experiências de luto ao longo da vida, de diferentes maneiras e intensidades. Neste caminho, faz-se relevante desenvolver competências teóricas e instrumentais em futuros profissionais da psicologia que poderão acolher pessoas enlutadas independente do contexto de atuação. O presente estudo possui como objetivo tecer algumas considerações acerca da experiência da criação, organização e execução de um Núcleo Acadêmico de Pesquisas e Intervenções em Situações de Luto - NAPILU e suas contribuições para pesquisas e práticas na área. Como recurso metodológico, este artigo contou inicialmente com um levantamento bibliográfico em pesquisas e trabalhos que discorrem sobre a morte, o morrer e os processos de luto e, na sequência, com o relato dos encontros práticos. Como resultado do projeto, conclui-se que fomentar espaços de discussão sobre o tema da morte e do luto possibilita que os estudantes entrem em contato com temas que, não raro, são pouco encontrados na graduação, ampliando olhares e perspectivas de atuação.
Downloads
Referências
Bousso, R. S. (2011) A complexidade e a simplicidade da experiência do luto. Acta Paulista de Enfermagem, v. 24, n. 3, p. 07-08.
Doka, K. J. (2016) Grief is a Journey. Nova Iorque: Atria Books.
Franco, M. H. P. (2021) O luto no século 21: uma compreensão abrangente do fenômeno. São Paulo, Summus.
Grigoleto Netto, J. V. (2021) Cadê o Fred? Falando com crianças e adultos sobre a morte de animais de estimação. Maringá: AR Publisher.
Grigoleto Netto, J.V. (2023) Rompimentos de vínculos afetivos e o luto em casais de homens gays [dissertação de mestrado] Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2023. 97 pgs.
Kreuz, G.; Grigoleto Netto, J. V. (2021) Múltiplos olhares sobre morte e luto: aspectos teóricos e práticos. Curitiba: CRV Editora.
Parkes, C. M. (1998) Luto – Estudos sobre a perda na vida adulta. São Paulo: Summus.
Stroebe, M.; Schut, H. (1999) The dual process model of coping with bereavement: rationale and description. Death Studies, v. 23, p. 197-224.
Stroebe, M.; Schut, H. (2016) Overload: a missing link in the dual process model? Omega – Journal of Death and Dying, v. 74, n. 1, p. 96-109.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jose Valdeci Grigoleto Netto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Licença CC-BY-NC -
"Conversas em Psicologia" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Os(as) autores(as) serão detentores dos direitos autorais do artigo.