A mulher no sistema prisional brasileiro:
Direitos, perspectivas e desafios enfrentados
Palavras-chave:
Encarceramento feminino, Políticas Públicas, PrisãoResumo
A presente pesquisa busca analisar as particularidades e condições vivenciadas pelas mulheres encarceradas no Brasil, considerando a complexidade de seu envolvimento com o sistema de justiça e as especificidades que enfrentam no contexto prisional. O problema central que orienta o estudo pode ser sintetizado no seguinte questionamento: De que maneira o Sistema Prisional Brasileiro aborda os direitos humanos no encarceramento feminino, considerando as especificidades de gênero e as condições de vulnerabilidade social das mulheres encarceradas ? A hipótese inicial para solução do problema propõe a implementação de um modelo, no qual integre cuidados específicos para mulheres, levando em conta tanto as questões de segurança, quanto as de saúde. Além disso, sugere a oferta de medidas alternativas à prisão, como programas de profissionalização, acompanhamento psicológico e reintegração social, visando uma abordagem mais humanizada para o encarceramento feminino. O objetivo geral que conduz a pesquisa consiste em examinar as condições e desafios enfrentados pelas mulheres no sistema prisional brasileiro, dando ênfase aos direitos humanos e às questões de gênero, com o objetivo de identificar as lacunas existentes e propor soluções para a melhoria de sua situação. Para tanto, busca apresentar os seguintes objetivos específicos: A-) Examinar o perfil econômico e social das mulheres encarceradas, considerando os fatores de vulnerabilidade e sua relação com a criminalidade; B-) Analisar a situação das detentas no sistema carcerário, sob a ótica dos direitos humanos e a aplicação da legislação brasileira, com destaque na necessidade de políticas públicas que visem a proteção dos direitos fundamentais e condições básicas de vida no ambiente prisional; C-) Investigar a realidade da maternidade no sistema prisional feminino, abrangendo desde as mulheres gestantes encarceradas, até as mães com filhos pequenos, considerando as condições do encarceramento e os impactos futuros. O estudo científico desenvolve-se com base na revisão sistemática da literatura (RSL), fundamentado por meio da análise legislativa de códigos, possuindo leitura de artigos, com emprego da técnica de pesquisa bibliográfica, utilizando-se do método hipotético- dedutivo para analisar através de hipóteses o contexto da mulher no sistema prisional brasileiro.
Referências
AMPARO, Taysa Matos do; SANTANA, Selma Pereira de. DIGNIDADE, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA: A MULHER, A MATERNIDADE E O CÁRCERE. Revista de Criminologias e Politicas Criminais, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 2, p. 21–44, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2018.v4i2.4712. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistacpc/article/view/4712. Acesso em: 13 abr. 2025.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: 1 Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 1984.
GREGOL, Luciana Fernandes et al. Maternidade no Cárcere: Um estudo reflexivo acerca da prisão feminina e o exercício da maternidade no sistema penitenciário brasileiro. Monografia-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)–Rio de Janeiro, 2016.
NÉIA, Pamela Cacefo; MADRID, Fernanda de Matos Lima. A realidade da mulher no sistema prisional brasileiro. Presidente Prudente, 2015.
NERIS, Carolina Souza; SANTANA, Isabela Oliveira de. A solidão das mulheres no sistema carcerário: da invisibilidade ao abandono. Revista Científica do CPJM, [S. l.], v. 2, n. Especial, p. 310–325, 2023. Disponível em: https://rcpjm.emnuvens.com.br/revista/article/view/184. Acesso em: 13 abr. 2025.
OLIVEIRA, Natacha Alves de. Execução penal e dignidade da mulher no cárcere: uma visão por trás das grades. 2018. 162 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9417. Acesso em: 13 abr. 2025.
ROSENDO, Juliana Vital; DOS SANTOS MOTA, João Luciano Marques; DE CARVALHO, Grasielle Borges Vieira; OLIVEIRA, Liziane Paixão Silva. MULHERES NO CÁRCERE: BREVES REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA PUNITIVO EM SERGIPE E OS DESAFIOS DA REINSERÇÃO SOCIAL. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 107–118, 2018. DOI: 10.17564/2316-3801.2018v7n1p107-118. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4506. Acesso em: 13 abr. 2025.
SILVESTRIN, Sara Helena Piccoli. As violações aos direitos das mulheres mães e gestantes nas penitenciárias femininas brasileiras. 2017. 73 f. TCC (Doutorado) - Curso de Direito, Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177317. Acesso em: 13 abr. 2025.
SPINDOLA, Luciana Soares. A mulher encarcerada no sistema penal brasileiro: a busca de soluções para as especificidades do gênero feminino no tocante à maternidade. 2016. 29 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Instituto Brasiliense de Direito Público - Idp, Brasília, 2016. Disponível em: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2274. Acesso em: 13 abr. 2025.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E NOVOS PARADIGMAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.