A lei do feminicídio contribuiu para redução dos índices de feminicídio no Brasil?

Autores

  • Mylene Manfrinato dos Reis Amaro Universidade Cesumar - Unicesumar https://orcid.org/0000-0002-6953-732X
  • Ana Júlia Vandresen Alves Centro Universitário Fatecie - UniFatecie
  • Gabriela Leite dos Santos Centro Universitário Fatecie - UniFatecie

Palavras-chave:

Impunidade, Políticas Públicas, Proteção

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a efetividade da Lei nº 13.104/2015 — conhecida como Lei do Feminicídio — na redução dos índices de violência letal contra a mulher no Brasil. Os objetivos específicos incluem: (i) verificar se houve impacto estatisticamente relevante na diminuição dos casos de feminicídio após a vigência da lei; (ii) compreender as limitações da legislação na prevenção da violência de gênero; e (iii) discutir a necessidade de políticas públicas integradas para garantir a proteção efetiva das mulheres. O problema central que orienta este estudo é: a tipificação do feminicídio como homicídio qualificado contribuiu de forma significativa para a redução dos casos de assassinato de mulheres no Brasil? A hipótese formulada é que, embora a legislação represente um importante avanço normativo no enfrentamento à violência de gênero, sua implementação isolada não é suficiente para provocar mudanças expressivas nos índices de feminicídio, dada a persistência de fatores estruturais e culturais que perpetuam a violência contra a mulher. O método de pesquisa utilizado foi o hipotético-dedutivo, mediante do emprego de técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se, de forma preliminar, que a Lei do Feminicídio, apesar de relevante simbolicamente e juridicamente, não tem sido suficiente, por si só, para reduzir os índices de violência letal contra mulheres. Isso evidencia a necessidade de ações complementares, como educação em direitos humanos, campanhas de conscientização, fortalecimento da rede de proteção e combate à impunidade.

Biografia do Autor

Mylene Manfrinato dos Reis Amaro , Universidade Cesumar - Unicesumar

Doutora, Unicesumar.   

Orientadora, Unifatecie.   

Maringá – Paraná – Brasil 

http://lattes.cnpq.br/9823515361337604 

https://orcid.org/0000-0002-6953-732X 

mylenemanfrinato@gmail.com 

Ana Júlia Vandresen Alves, Centro Universitário Fatecie - UniFatecie

Estudante, UniFatecie. 

Paranavaí – Paraná – Brasil 

anajuliavaajv15@gmail.com  

Gabriela Leite dos Santos, Centro Universitário Fatecie - UniFatecie

Estudante, UniFatecie. 

Paranavaí – Paraná – Brasil   

gabrielaleitedossantos19@gmail.com  

Referências

BRASIL. Lei n. 13.104, de 9 de março de 2015 Altera o art. 121 do decreto-lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio.

CAMPOS, Amini Haddad e CORRÊA, Lindalva Rodrigues. Direitos Humanos das Mulheres. Curitiba: Juruá, 2007.

GOMES, I. S. Feminicídios: um longo debate. Revista Estudos Feministas, v. 26, n. 2, 11 jun. 2018.

LANZILLOTTA, Gilma. Feminicídio: combate à violência de gênero. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2018.

LYRA, Roberto. Como julgar, como defender, como acusar. Rio de Janeiro: José Konfino, 1975.

MIRANDA, Ana. Feminicídio: discursos e estratégias de enfrentamento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

Monarrez Fragoso J. Feminicidio sexual serial em Ciudad Juarez: 1993-2001. Debate Feminista 2002; 25(13):1-16.

NUCCI, Guilherme de Souza. Leis penais e processuais comentadas. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

PASINATO, Wânia. Femicídios e as mortes de mulheres no Brasil. Cadernos Pagu nº 37, UNICAMP, julho-dezembro 2011.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2025: Homicídio de Mulheres no Brasil. 1. Ed. Brasília – DF, 2025. Disponível em: https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf. Acesso em: 13 .abril. 2025.

Arquivos adicionais

Publicado

20-06-2025

Como Citar

AMARO , Mylene Manfrinato dos Reis; ALVES, Ana Júlia Vandresen; SANTOS, Gabriela Leite dos. A lei do feminicídio contribuiu para redução dos índices de feminicídio no Brasil? . ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E NOVOS PARADIGMAS, Paranavaí, p. e089, 2025. Disponível em: https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/congressodireito/article/view/663. Acesso em: 15 maio. 2026.

Edição

Seção

CIÊNCIAS CRIMINAIS E DIREITO PROCESSUAL PENAL