A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, MACHINE LEARNING E DEEP LEARNING COMO INSTRUMENTO DE ACESSO À JUSTIÇA: BREVE ENSAIO SOBRE A LUZ DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Autores

  • Ricardo da Silveira e Silva Centro Universitário UniFatecie
  • Taziane Portante Souto de Oliveira Centro Universitário UniFatecie

Resumo

A presente pesquisa tem como foco principal a análise do uso da inteligência artificial (IA) nos processos judiciais, visando discutir a importância deste tipo de evolução tecnológica no Poder Judiciário brasileiro e seus desdobramentos.

O termo “Inteligência artificial” tem significados variáveis, porém será considerado, para efeito dessa pesquisa, o algoritmo aplicado ao sistema de computadores destinado a reproduzir algumas funções dentro do processo judicial. A pesquisa inclui aprendizado das máquinas, os algoritmos com análise de dados, que possam ser utilizados para realizar determinadas tarefas.

Também será feita a análise dos desafios e contribuições da utilização da tecnologia no aprendizado de máquinas como o machine learning e o aprendizado profundo da máquina, denominado deep learning.

Além da história da evolução tecnológica e os conceitos da inteligência artificial, versará sobre as contribuições do uso da tecnologia pelo Supremo Tribunal Federal, a partir do projeto VICTOR e os demais tribunais do país.

Biografia do Autor

Ricardo da Silveira e Silva, Centro Universitário UniFatecie

Professor

Taziane Portante Souto de Oliveira, Centro Universitário UniFatecie

Pós - graduada

Downloads

Publicado

22-10-2024