Contradição - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad <p>Contradição é uma publicação científica de caráter interdisciplinar com periodicidade semestral e de acesso aberto. Aceita artigos, ensaios e relatos de experiência nos idiomas português, inglês e espanhol que se pautem exclusivamente na perspectiva metodológica qualitativa e pertençam às ciências humanas e sociais.</p> <p><strong>ISSN: 2675-7109</strong></p> <p> </p> pt-BR <p>Licença CC-BY-NC - "Contradição - Revista Interdiscplinar de Ciências Humanas e Sociais" adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante"</p> revista.contradicao@fatecie.edu.br (Denise Kloeckner Sbardelotto) revcontrad@gmail.com (Denise Kloeckner Sbardelotto) Wed, 14 Feb 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/119 <p>O presente artigo de cunho qualitativo, bibliográfico visa analisar os desafios e contribuições da formação docente para a atuação na modalidade da Educação Especial. O trabalho apresentará um resumo sobre a história da Educação Especial brasileira, a fim de destacar os principais acontecimentos e analisar as leis vigentes sobre a temática, especialmente a partir da década de 1990 até os dias atuais, buscando compreender como a atual legislação sobre a Educação Especial tem contribuído para favorecer a inclusão dos alunos com necessidades especiais. É importante salientar que a Educação Especial, para chegar à forma como observamos hoje no Brasil, passou por transformações significativas, tendo como foco a garantia ao acesso e a permanência, assim como o sucesso escolar de pessoas com deficiência. Este artigo visa contribuir para a formação de estudantes e professores de toda rede de ensino, especialmente aqueles que desejam atuar na Educação Especial, pois poderão encontrar informações relevantes sobre o tema. Nesse viés, ao falar de educação especial é fundamental que o profissional envolvido na formação do discente monitore as mudanças na legislação brasileira, uma vez que a sociedade se encontra em um movimento empírico constante totalizando em novas políticas e práticas educacionais capazes de melhor atender às necessidades de todos os estudantes.</p> Otavio Yukio Onozato Reis, Mylena Mikaellen Beraldo Copyright (c) 2024 Otavio Yukio Onozato Reis, Mylena Mikaellen Beraldo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/119 Sun, 03 Mar 2024 00:00:00 +0000 COMANDO E FORMAÇÃO DE EQUIPE NO AMBIENTE MILITAR http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/200 <p lang="en-US"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR">Este trabalho tem foco no comando/liderança e formação de equipe no ambiente militar. O tema é de grande relevância, pois está diretamente relacionado aos resultados do militarismo e que impactam a sociedade em geral, esta que é a grande beneficiada com esses resultados. Infelizmente não há material específico sobre o tema proposto, portanto, será aplicada a analogia do mundo corporativo ao militar, demonstrando a preocupação e importância deste estudo, que visa acompanhar a evolução das profissões e postos de trabalho dentro deste ambiente, respeitando sua cultura organizacional e buscando uma evolução na medida certa. Serão apresentados – como parte fundamental para a execução bem-sucedida de uma missão, para ter êxito na transformação em busca da evolução do ambiente organizacional militar – os seguintes pontos: o que é um comando/liderança; as características de um comandante/líder; o relacionamento profissional entre comandantes/líderes e comandados/liderados; a importância da motivação; e, a formação de equipe. </span></span></span></span></p> Odilon Jacinto de Almeida Neto, Alexandro Marcolino Gomes Copyright (c) 2024 Odilon Jacinto de Almeida Neto, Alexandro Marcolino Gomes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/200 Tue, 14 Feb 2023 00:00:00 +0000 A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA A GESTÃO FINANCEIRA DAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/182 <p>Atualmente as empresas precisam de diversas ferramentas empresariais para poder alavancar seus negócios, o que é possível somente através de análises bem aprofundadas, e principalmente análises e ferramentas financeiras, pois a gestão financeira é essencial para a saúde e prosperidade organizacional. Lembrando que as questões financeiras dentro de uma empresa é algo muito importante e decisivo para o sucesso empresarial que influencia diretamente na geração de valor da empresa. Nesse sentido, é necessário que o tomador de decisão priorize as decisões adequadas a cada questão dentro empresa, para que assim, possa obter os melhores resultados e ter sucesso e prosperidade financeira. Por isso, os gestores precisam ir além, e aplicar a Governança Corporativa dentro do processo evolutivo da empresa. É nesse contexto que o presente trabalho traz um estudo sobre a importância da Governança Corporativa na gestão financeira das empresas, tendo este como seu objetivo geral, e como objetivos específicos, entender as finanças empresariais e corporativas, o que é a Governança Corporativa e sua importância para as organizações, em que estes serão objetos de estudos na proposta deste trabalho.</p> <p>&nbsp;</p> Heider Jeferson Gonçalves Copyright (c) 2024 Heider Jeferson Gonçalves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/182 Mon, 06 Feb 2023 00:00:00 +0000 TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/153 <p>O presente artigo discute a relevância da teoria histórico-cultural de Vygotsky no âmbito da psicologia e da educação. Contextualiza-se a importância dessa abordagem teórica para a compreensão do desenvolvimento humano, destacando suas distinções em relação a outras perspectivas teóricas. Lev S. Vygotsky é apresentado como o principal proponente da teoria histórico-cultural, resumindo-se suas contribuições para os campos da psicologia e da educação. Explora-se como essa teoria aborda a interação entre aprendizagem e desenvolvimento, enfatizando a influência do contexto sociocultural no sujeito. O texto também aborda temas como a vida e obra de Vygotsky, mediação simbólica, plasticidade cerebral e a relação entre pensamento e linguagem, discutindo conceitos e exemplos práticos. Na conclusão, recapitulam-se os principais pontos abordados e ressalta-se a relevância da teoria histórico-cultural de Vygotsky, relacionando-a aos princípios de transdisciplinaridade e autopoiese propostos por Akiko Santos. Por fim, destaca-se a importância de considerar abordagens contemporâneas e interdisciplinares na educação, como a personalização do ensino, desenvolvimento socioemocional e aplicação prática do conhecimento.</p> <p> </p> Victória Flauzino, Rossana Maria Seabra Sade Copyright (c) 2024 Victória Flauzino, Rossana Maria Seabra Sade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/153 Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0000