Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde <p>A REBESDE se propõe a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico, por meio da divulgação de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, da área da saúde, especificamente da Educação Física e Desempenho Esportivo, selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade e de acordo com os padrões exigidos pela CAPES. São aceitas submissões em português e inglês, de trabalhos inéditos, originais e de reconhecida qualidade acadêmica. O processo de submissão e de avaliação é em fluxo contínuo e todos os trabalhos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, em sistema double blind review.</p> <p><strong>ISSN: 2763-8421</strong></p> pt-BR rebesde@fatecie.edu.br (Editora Universitária EduFatecie) rebesde@fatecie.edu.br (Profª Amanda Jalloul Guimarães) Fri, 06 Sep 2024 19:46:49 +0000 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/444 <p>Editorial</p> Thais Regina Ravazi de Souza; Amanda Jalloul Guimarães Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/444 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 +0000 A IMPORTANCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SÉRIES INICIAIS http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/333 <p>O objetivo principal desse trabalho foi analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil. Após uma revisão bibliográfica onde utilizamos os estudos que foram realizados por Barreto e Falcão (2009) onde explicavam que a psicomotricidade transforma o corpo em um instrumento de relação e expressão humana, e que segundo Caetano (2005) o desenvolvimento individual de uma criança pode ocorrer em diferentes fases da vida. Analisamos nessa pesquisa que atividades psicomotoras podem favorecer funções consideradas básicas para o desenvolvimento infantil como: esquema corporal, imagem corporal, lateralidade, coordenação geral e orientação espaço-temporal e que a aplicação da mesma por meio de atividades lúdicas pode melhorar o comportamento e a coordenação motora das crianças e desta forma facilitar o aprendizado. Que segundo Santos (2015), Carvalho (2005) e Carvalho e Begnis (2006) afirmaram em seus estudos que o educador tem um papel importante como mediador dessas atividades lúdicas em sala de aula, e desta forma, tornando assim as crianças mais espontâneas e preparadas para o futuro. Dentro da minha atuação posso verificar a aplicação da psicomotricidade em crianças, com faixa etária de seis messes a um ano e meio, sendo as atividades psicomotoras um instrumento de formação para a aquisição de habilidades motoras e cognitivas que ajudaram na construção de movimentos corporais e a formação da escrita no futuro.</p> Juliana Ximenes Medeiros Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/333 Thu, 19 Sep 2024 00:00:00 +0000 A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO ALUNO NUM COLÉGIO DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE APARECIDA DE GOIÂNIA http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/334 <p>O presente trabalho bibliográfico objetivou analisar o processo da educação física no ambiente escolar como também o desenvolvimento motor dos respectivos alunos como as expectativas e a importância da mesma, nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido pela escola, pois promove, além da integração e socialização, o respeito às diferenças. Para proporcionar um ensino de qualidade são relevantes que se conheçam as deficiências, e para que haja inclusão e não exclusão ao mesmo tempo, é preciso adaptar as atividades como forma de beneficiar a todos. A Educação Física contribui para o processo inclusivo nas escolas regulares. A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana. Sendo assim, a educação física abrange também alunos acometidos de alguma doença ou impossibilidade, alunos oriundos de populações nômades e etnias, além dos alunos em situação de risco, entre outros. A educação física é o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino. Em seTratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar. Ao educar, tanto a escola pública como a privada não podem jamais perder isso de vista.</p> HUMBERTO PINHA AHUANARI Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/334 Fri, 06 Sep 2024 00:00:00 +0000 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/332 <p>Esta pesquisa tem como objetivo principal empreender reflexões que visem à possibilidade de entendimento a respeito da importância das atividades lúdicas e/ou das brincadeiras nas aulas de educação física e seu valor para o desenvolvimento infantil. O interesse é o de proporcionar conhecimento aos interessados inclusive aos professores de Educação Infantil sobre a possibilidade de valorizar e incluir o lúdico em sua prática docente. A escolha por essa temática justifica-se pelos saberes experienciais construídos ao longo da vida pessoal da pesquisadora, nas práticas vivenciadas durante os estágios realizados em escolas de Educação Infantil, na medida em que nesses estágios obteve-se contato com materiais lúdicos pedagógicos e com oficinas educativas. A metodologia empregada nesse estudo foi revisão bibliográfica mediante abordagem qualitativa exploratória. Os resultados indicam que a ludicidade se tornou um objeto importante na constituição do conhecimento, que o ato de brincar é algo automático e espontâneo da criança, sendo assim essa prática educativa lúdica nasce como uma peça essencial de intervenção ao processo de ensino, na qual a sua ampliação torna-se extraordinário para a concepção e interação social do educando com o meio fortalecendo as relações interpessoais. O emprego da ludicidade como método de ensino por meio das práticas pedagógicas permite ao educador uma observação aos diversos níveis de desenvolvimento que o estudante expõe além de promover o estímulo à aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo também ver a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem, estimular sobre o papel dos docentes da educação infantil.</p> <p>&nbsp;</p> Camila Maria Buriola Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/332 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE CARDIOVASCULAR http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/409 <p>O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre atividade física e a saúde cardiovascular. A prática regular de atividade física traz múltiplos benefícios à saúde cardiovascular e geral, incluindo redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, hipertensão e diabetes. Programas que promovem atividades físicas variadas, como exercícios aeróbicos, de resistência e de flexibilidade, são essenciais para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, exigindo políticas integradas e ambientes favoráveis à prática regular de exercícios. A presente pesquisa é definida como uma investigação bibliográfica qualitativa e exploratória, realizada nas bases de dados: SciElo, PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde – BVS e LILACS para selecionar o material de estudo para a escrita do artigo. A atividade física regular é fundamental para promover o bem-estar físico e mental, fortalecendo o sistema cardiovascular, prevenindo doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e diabetes, melhorando a saúde óssea e muscular, reduzindo o estresse e a ansiedade, e aumentando a autoestima. Investir em programas que incentivem a atividade física em diferentes contextos é essencial para combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida globalmente.</p> Lariza dos Santos Nolêto Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/409 Tue, 03 Dec 2024 00:00:00 +0000 GRUPO TECENDO REDES: PARA ALÉM DO CUIDADO - HISTÓRIAS E IDENTIDADES DAS CUIDADORAS NO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA UFPEL http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/410 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo analisar as transformações vivenciadas por cuidadoras de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao participarem do Grupo Tecendo Redes, uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O grupo foi concebido como um espaço de acolhimento e fortalecimento do autocuidado para essas mulheres, que frequentemente enfrentam a sobrecarga de serem as principais responsáveis pelo cuidado dos filhos. A cada semana de encontros, as participantes compartilharam suas experiências e desafios, desenvolvendo um vínculo emocional que possibilitou uma nova percepção sobre si mesmas, além de seu papel de cuidadoras. As atividades propostas pelas estagiárias de Terapia Ocupacional, cuidadosamente alinhadas aos temas de cada encontro, tiveram um papel fundamental na construção de uma rede de apoio que incentivou essas mulheres a reconquistar sua autonomia e a reformular seus papeis ocupacionais. O grupo também permitiu que as participantes vissem a importância do autocuidado como elemento essencial para a sustentabilidade do cuidado que prestam aos seus filhos. Além disso, destaca-se a relevância do grupo como agente de transformação social dentro da universidade, promovendo a luta por práticas educacionais mais inclusivas. A análise evidencia que, ao cuidarem de si mesmas, essas mulheres se tornam protagonistas em suas vidas e agentes de mudança em prol de um ambiente universitário mais acessível e humanizado.</span></p> Liana Barcelos Porto Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/410 Tue, 03 Dec 2024 00:00:00 +0000 ANÁLISE DO PROGRAMA BOLSA ATLETA (LEI MUNICIPAL N° 4.356/2015) NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2022. http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/418 <p><strong>Introdução: </strong>O esporte passa historicamente por um processo de apropriação social e cultural que o vinculou a diversos benefícios e potencialidades, bem como a uma possível capacidade de resolução de problemas sociais (CAMARGO, 2020). Nesse sentido os programas Bolsa Atleta surgem como uma nova possibilidade de financiamento a atletas em todo o Brasil. <strong>Objetivo: </strong>Analisar o Programa Bolsa Atleta no município de Paranavaí entre os anos de 2017 e 2022. <strong>Metodologia:</strong> Afim de responder aos objetivos propostos, optou-se pela utilização do método de pesquisa descritiva. O presente estudo insere-se em uma proposta metodológica que sistematiza um modelo de pesquisa para detectar os elementos quantitativos. A primeira parte da pesquisa se baseia na realização da revisão de literatura, na análise documental sobre o tema “Bolsa Atleta” e na avaliação do grupo de bolsistas em Paranavaí (2017 a 2022). <strong>Resultados: </strong>Resultados da presente pesquisa apontam um equilíbrio na distribuição de bolsas entre homens e mulheres, apontam também o Atletismo como a principal modalidade contemplada pelo PBA, e que a maioria recebeu o subsídio por apenas 01 ano. <strong>Considerações: </strong>Sugere-se que pesquisas avancem no sentido de tentar identificar intervenientes que possam justificar a permanência dos atletas desde o início do programa (2017) até hoje (2022), como também realizar pesquisas com os atletas que não fazem mais parte, afim de identificar as razões que levam a evasão dos atletas do universo competitivo.</p> Luan Valerio Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/418 Tue, 03 Dec 2024 00:00:00 +0000 RESPONSABILIDADE CIVIL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO POR LESÕES OCORRIDAS DURANTE PRÁTICAS ESPORTIVAS http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/339 <p>O presente artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas ao grau de responsabilização das instituições de ensino públicas e privadas na ocorrência de acidentes de seus estudantes durantes práticas esportivas no interior de sua propriedade, fazendo-se considerações acerca dos principais dispositivos legais quanto ao tema, bem como o posicionamento doutrinário de alguns autores. Além dos dispositivos legais e doutrinários, são apresentados julgados recentes sobre diferentes eventos relacionados ao tema proposto. Discorrendo sobre o assunto, são elencadas as principais incidências de condenação das instituições de ensino e os requisitos jurídicos que classificam a ocorrência da Responsabilização Civil pelos tribunais de justiça. Ao final, conclui-se quais fatores são necessários para se minimizar os danos ao aluno e evitar uma sentença judicial condenatória às unidades de ensino pública e privadas.</p> Paulo Douglas Alexandrino Knupp Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho - REBESDE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/rebesde/article/view/339 Fri, 06 Sep 2024 00:00:00 +0000