UMA VISÃO LEGISLATIVA SOBRE A RESPONSABILIDADE PARENTAL EM FACE A CONDUTAS DE ALIENAÇÃO PARENTAL
Palavras-chave:
maioridade, adolescente, responsabilizaçãoResumo
A presente pesquisa busca avaliar através do método de revisão sistemática de literatura juntamente com o método hipotético dedutivo qual a problemática entre a responsabilidade parental no processo de guarda versus a alienação parental que o infante sofre mediante a dissolução da união ou casamento de seus genitores. O problema que norteia a pesquisa pode ser sintetizado na seguinte pergunta: em que medida o psíquico e a evolução infantil sofre alterações pela alienação parental? A hipótese inicialmente lançada ao problema de pesquisa inicialmente proposto revela que é prejudicial a conduta de alienação parental no processo de guarda tanto nos aspectos psíquicos, educacional e no desenvolvimento do infante. Portando se tem um grande interesse de profissionais da área da Psicologia juntamente com profissionais da área do direito, para que assim possa ser descoberto, estudado e cessado a alienação parental feita por um dos genitores, levando sempre em consideração o princípio do melhor interesse da criança e adolescente. O objetivo geral que orienta esta pesquisa científica consiste na análise do processo de guarda da criança e do adolescente sobre a influência da conduta da alienação parental durante o processo. Para alcançar o objetivo geral, são discutidos os seguintes objetivos específicos do estudo, que se refletem na seguinte estrutura: a) A análise do estudo psicológico para identificação da Síndrome da Alienação Parental; b) A análise do processo judicial de guarda sobre a ótica legislativa; c) A responsabilidade parental sob a criança e do adolescente. O desenvolvimento deste trabalho científico se baseia na revisão sistemática da literatura conhecida como RSL, fundamentando através de análise legislativa de códigos e resoluções, possuindo revisão de reportagens sobre o tema, leitura de artigos e doutrinas de outros autores se utilizando do método hipotético – dedutivo, mediante o emprego da técnica de pesquisa bibliográfica e documental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Jurídiva Ivaí (Ivaí Journal of Law) RJI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.