http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/conversas/issue/feed Conversas em Psicologia 2025-08-01T18:06:26+00:00 Jeferson de Souza Sá conversas.psicologia@fatecie.edu.br Open Journal Systems <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;"><em><strong>Conversas em Psicologia</strong></em> nasceu no ano de 2020 e ´é uma revista semestral de acesso aberto do Centro Universitário Unifatecie. O periódico tem o objetivo de publicar textos originais na área da Psicologia.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;"><strong>ISSN: 2764-5053</strong></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;"> </p> http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/conversas/article/view/505 Editorial 2025-07-09T16:33:45+00:00 Jeferson de Souza Sá jefersonsa@fatecie.edu.br Taymara Stefhany Medina taymarasmedina@gmail.com <p>Editoral do v. 6 n. 1 da Revista Conversas em Psicologia&nbsp;</p> 2025-07-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Jeferson de Souza Sá, Taymara Stefhany Medina http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/conversas/article/view/478 FASES DO LUTO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM OS ESTÁGIOS DO MORRER. 2025-05-27T22:02:02+00:00 Mônica de Caldas Rosa Dos Anjos mcranjos@yahoo.com.br <p style="line-height: 150%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="background: transparent;">As mortes concretas e simbólicas, bem como suas elaborações, fazem parte do viver, colaborando no desenvolvimento biopsicossocial, emocional e espiritual do ser humano. O luto como uma manifestação do </span></span><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;">vínculo rompido com a pessoa falecida, necessita ser atravessado pela pessoa enlutada, a fim de que ela possa reorganizar seus papéis sociais, tendo, durante o processo, apoio de uma rede social e especializada, de modo a reestabelecer laços afetivos e constituir novos laços, reposicionando a pessoa falecida em seu mundo para dar seguimento à vida. Ainda, p</span></span></span><span style="font-size: medium;"><span style="background: transparent;">ara que o luto ocorra de forma saudável, faz-se necessário compreender que reações geralmente estão presentes durante o processo de elaboração. Nos textos científicos e literários é possível encontrar diferentes orientações acerca do luto e de seus processos, sendo comum a confusão entre os conceitos fases do luto e estágios do morrer. Equivocar-se em relação às reações a perdas por morte, confundindo-as com as reações presentes no momento da morte, pode ocasionar lutos complicados, devido à condução inadequada dos processos de elaboração do luto. Nesta direção, o presente artigo teve por objetivo, i</span></span><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;">dentificar as aproximações e os distanciamentos presentes entre as fases do luto, em Bowlby, e os estágios do morrer, em Kübler-Ross, a fim de contribuir com os processos de aconselhamento a pessoas enlutadas pela morte de um ente querido.</span></span></span></p> 2025-07-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mônica de Caldas Rosa Dos Anjos http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/conversas/article/view/337 Intercorrências em diálise atuação da Psicologia Hospitalar e as suas possibilidades 2024-07-31T23:16:29+00:00 Isadora Juliana Pires de Mattos isadoramattospsicologia@gmail.com Amanda Sacramento Maia amandamaia.psi@gmail.com Beatriz da Rocha Gomes da Silva beatrizgomespsi@gmail.com Fabiana de Sousa Assis fabianadesousaassis@gmail.com Jarimara Pires Costa Jarimara.pires@gmail.com Leila Beatriz de Matos Castro leilacastro06@gmail.com Luiza Martins da Anunciação Santana luizamarts.psi@gmail.com Samire Rocha Aguiar samireaguiar27@gmail.com <p>Introdução: A intercorrência na hemodiálise possui uma relação direta com a urgência subjetiva frente à queixa do paciente. Essa queixa vem por meio da demanda no qual o paciente solicita a atenção individual diante de uma desordem.Método: É uma revisão integrativa de literatura, entre os anos de 2007 a 2024, pelas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), do Google Scholar (Google Acadêmico) e da Literatura Latina-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), localizada no acervo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).Resultados e Discussão: Muitos pacientes ao receberem o diagnóstico da doença renal, perdem a sua autonomia e pensar nestas consequências faz-se importante compreender que o sujeito não é um ser doente e sim, que apresenta a doença. O tratamento representa um desafio significativo para os profissionais de saúde, uma vez que envolve não apenas aspectos médicos, mas também a construção de relações sólidas entre os membros da equipe hospitalar e os pacientes. A interconsulta psicológica busca auxiliar a equipe de saúde, orientando na avaliação e no tratamento de pacientes com problemas emocionais, psiquiátricos ou psicossociais, intermediando a relação entre paciente-família-equipe e facilitando a comunicação e cooperação entre os sujeitos envolvidos.Conclusão:Nas unidades de hemodiálise emergem situações no qual demandam a presença do psicólogo a fim de manejar a intercorrência de interconsultas, pelo estudo, foi denotada uma escassez literária no assunto, o que, enfatiza a questão da assistência prestada aos pacientes renais crônicos, em sua maioria, ainda ser negligenciado na teoria e na prática.</p> 2025-07-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Isadora Juliana Pires de Mattos, Amanda Sacramento Maia, Beatriz da Rocha Gomes da Silva3 , Fabiana de Sousa Assis, Jarimara Pires Costa, Leila Beatriz de Matos Castro, Luiza Martins da Anunciação Santana, Samire Rocha Aguiar http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/conversas/article/view/504 A INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO E SEU IMPACTO NA SAÚDE MENTAL 2025-07-08T16:48:13+00:00 Karina Nascimento jefersonsouzasa@gmail.com Jeferson Sá jefersonsouzasa@gmail.com <p>A inserção da Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho, vem crescendo no Brasil, porém ainda de forma lenta e desajustada, podendo gerar impactos positivos e negativos na saúde mental destas pessoas. Definindo PCD como indivíduos com limitações de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o estudo revela que cerca de 18,9 milhões de brasileiros são PCDs, com apenas 26,6% inseridos no mercado de trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e seu reflexo na saúde mental. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida por meio de artigos científicos, livros eletrônicos da literatura brasileira e políticas públicas sobre o tema. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e PePsic dando ênfase a publicações dos últimos 10 anos.&nbsp; Apesar dos avanços legislativos, como a Lei de Cotas e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a inserção das PCDs ainda enfrenta barreiras significativas, resultando em impactos diretos na saúde mental, como isolamento social, ansiedade e depressão. Diante disso, a necessidade de um compromisso social contínuo para garantir ambientes de trabalho inclusivos, adaptados e respeitosos, promovendo não apenas a inclusão, mas também o bem-estar mental das PCDs. A inclusão no mercado de trabalho é essencial para construir uma sociedade mais equitativa e produtiva, e a superação de barreiras ainda existentes é crucial para a efetivação dos direitos das PCDs.</p> 2025-07-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Karina Nascimento, Jeferson Sá http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/conversas/article/view/501 Qual o manejo do psicólogo hospitalar no atendimento de pacientes com comportamento suicida? 2025-07-21T11:57:25+00:00 Daniela Aparecida de Paula Menezes chvb.psico@gmail.com Caio Henrique Vianna Baptista chvb.psico@gmail.com Patricia Bader dos Santos pbader@uol.com.br <p>O comportamento suicida está relacionado a ideação, tentativa e podendo chegar na realização do ato. Este estudo trata-se de uma revisão crítica da literatura com o objetivo de trazer uma compreensão sobre o manejo do psicólogo hospitalar com pacientes com comportamento suicida, destacando conceitos e estratégias de intervenção. Para a realização deste trabalho foi necessário levantamento de artigos completos, em português, publicados de 2014-2023 nas seguintes bases de dados: BVS, LILACS, SciELO e PePSIC. Ao final do levantamento e, após os critérios de exclusão, foram eleitos 9 trabalhos que constituíram esta pesquisa. Os estudos analisados versaram sobre a importância da intervenção com pacientes e familiares no âmbito hospitalar, a fim de promover o suporte, a prevenção e a posvenção imediata. Também demonstraram que a orientação e trabalho junto à equipe multidisciplinar pode ser potencialmente importante nos cuidados com os paciente, bem como a ligação telefônica para paciente e familiares após a internação por tentativa de suicídio. Esta, por sua vez, teria o intuito de reforçar orientações e encaminhamentos quando necessário. Por fim, o presente trabalho verificou que a atuação do psicólogo hospitalar é de suma importância com pacientes que apresentam o comportamento suicida, com suas família/amigos e equipe multidisciplinar, com o objetivo de prevenir tentativas de suicidio, promover a estabilidade emocional e direcionar para um cuidado contínuo após a alta hospitalar.</p> 2025-09-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Daniela Aparecida de Paula Menezes, Caio Henrique Vianna Baptista, Patricia Bader http://revista.unifatecie.edu.br/index.php/conversas/article/view/508 O Controle Emocional na Primeira Infância e o Processo de Ensino-Aprendizagem 2025-08-01T18:06:26+00:00 Fernanda Farias Negrizolli fernegrizolli@hotmail.com Denise Kloeckner Sbardelotto deniseklsb@gmail.com <p>Esse trabalho tem como temática a importância do desenvolvimento do Controle Emocional na Primeira Infância (1 a 3 anos) e a sua relação com o processo ensino-aprendizagem. Diante da importância que esse tema possui para toda a sociedade, visamos buscar de forma teórica, argumentos que chamem atenção das escolas para um olhar mais atento sobre o desenvolvimento emocional dessas crianças. Baseado em um estudo bibliográfico, inspirado em livros e artigos científicos vinculados à Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, por meio de uma pesquisa exploratória e com cunho qualitativo, tendo como objetivo investigar a importância do desenvolvimento do controle emocional da criança na Primeira Infância para o processo ensino-aprendizagem. Para isso, primeiro descrevemos como ocorre o desenvolvimento da criança na Primeira Infância; em seguida, apontamos como o controle emocional é importante para o desenvolvimento da criança. Em resumo, este estudo ressalta a necessidade de um olhar atento e minucioso por parte das famílias e das escolas para o desenvolvimento emocional das crianças na Primeira Infância. Somente por meio desse compromisso compartilhado podemos construir um ambiente propício para o desenvolvimento de cada criança, preparando-as para enfrentar os desafios do processo de ensino-aprendizagem e da vida em sociedade.</p> 2025-09-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Fernanda Farias Negrizolli, Denise Kloeckner Sbardelotto