O Controle Emocional na Primeira Infância e o Processo de Ensino-Aprendizagem
Um Estudo Sob a Abordagem da Psicologia Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v6n1.e005Palavras-chave:
Desenvolvimento, Emoções, Ensino-aprendizagemResumo
Esse trabalho tem como temática a importância do desenvolvimento do Controle Emocional na Primeira Infância (1 a 3 anos) e a sua relação com o processo ensino-aprendizagem. Diante da importância que esse tema possui para toda a sociedade, visamos buscar de forma teórica, argumentos que chamem atenção das escolas para um olhar mais atento sobre o desenvolvimento emocional dessas crianças. Baseado em um estudo bibliográfico, inspirado em livros e artigos científicos vinculados à Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, por meio de uma pesquisa exploratória e com cunho qualitativo, tendo como objetivo investigar a importância do desenvolvimento do controle emocional da criança na Primeira Infância para o processo ensino-aprendizagem. Para isso, primeiro descrevemos como ocorre o desenvolvimento da criança na Primeira Infância; em seguida, apontamos como o controle emocional é importante para o desenvolvimento da criança. Em resumo, este estudo ressalta a necessidade de um olhar atento e minucioso por parte das famílias e das escolas para o desenvolvimento emocional das crianças na Primeira Infância. Somente por meio desse compromisso compartilhado podemos construir um ambiente propício para o desenvolvimento de cada criança, preparando-as para enfrentar os desafios do processo de ensino-aprendizagem e da vida em sociedade.
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