A Saúde Mental em Debate no Audiovisual e na Educação:

Reflexões Críticas a Partir de Sex Education e Severance

Autores

  • Isaías dos Santos Ildebrand FEEVALE/UNISINOS/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v6n2.e005

Palavras-chave:

Saúde Mental , Multimodalidade, Poder disciplinar

Resumo

Este estudo investiga como as séries Sex Education e Severance podem contribuir para o debate sobre saúde mental no ensino médio, analisando as representações audiovisuais da subjetividade e do controle institucional. Fundamentado em teorias da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2002; ROJO, 2012), psicanálise (FREUD, 2011; LACAN, 1998) e poder disciplinar (FOUCAULT, 1987), o trabalho explora a fragmentação identitária e os impactos das normas institucionais sobre os indivíduos. Sex Education discute a adolescência e os desafios emocionais no ambiente escolar, enquanto Severance oferece uma crítica distópica à alienação do trabalho e à dissociação psíquica. A pesquisa destaca o potencial pedagógico das narrativas audiovisuais ao proporcionar reflexões críticas sobre normatização da subjetividade, vigilância e regulação emocional. Além disso, enfatiza a importância do uso de linguagens multimodais no ensino para ampliar as possibilidades interpretativas dos estudantes e fortalecer uma educação mais crítica e inclusiva. Conclui-se que a inserção dessas produções no contexto escolar pode ampliar a abordagem da saúde mental, promovendo uma aprendizagem situada e conectada à realidade juvenil.

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Referências

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Publicado

2025-11-13