Monitoria e Desenvolvimento Acadêmico em Psicologia: Relato de Experiência

Autores

  • Herika Morais Paixão Centro Universitário de Excelência (UNEX/BA)
  • Nathalia Teixeira de Freitas Ramos

DOI:

https://doi.org/10.33872/conversaspsico.v6n2.e003

Palavras-chave:

Monitoria, Psicologia Hospitalar, Psicologia., Educação em saúde

Resumo

Este artigo objetiva relatar uma experiência de monitoria em psicologia, destacando, em particular, a atuação em disciplinas relacionadas à saúde e a psicologia hospitalar e seu impacto no desenvolvimento acadêmico-profissional dos estudantes. Para isso, será realizado um estudo qualitativo-exploratório, do tipo relato de experiência, que abordará algumas das temáticas discutidas durante cursos e formações em Psicologia Hospitalar, oferecidos por um instituto de ensino especializado na formação de psicólogos e graduandos de Psicologia para atuação na área da saúde, especialmente no contexto hospitalar. Evidenciou-se que a maioria dos conteúdos aprendidos na monitoria não foram abordados durante a graduação em psicologia da autora. Portanto, essa experiência resultou em um desenvolvimento teórico-prático significativo. Em suma, foi constatada uma lacuna no ensino de assuntos cruciais para a prática em saúde. Acredita-se que incluir disciplinas como psicologia da saúde e psicologia hospitalar nos cursos de graduação em psicologia aprimoraria a formação acadêmica e profissional. Destacamos também o impacto positivo das atividades de monitoria no desenvolvimento de competências acadêmicas e na capacitação de profissionais mais preparados, o que reforça achados anteriores na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Teixeira de Freitas Ramos

Mestra em Psicanálise e Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

APA - AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Health psychology promotes wellness. Washington, DC: APA.org, 2014. Disponível em: https://www.apa.org/education-career/guide/subfields/health. Acesso em: maio de 2024.

ARIÈS, P. A história da morte no Ocidente. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

ASSIS, F. D.; SILVA, M. do C.; ALMEIDA, M. da S. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista de Enfermagem UERJ, v. 14, n. 3, p. 391-397, jul./set. 2006. Acesso em: maio de 2024.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: março de 2024.

BRASIL. Portaria GM nº 3.535, de 2 de setembro de 1998, republicada em 14 de outubro de 1998. Estabelece a estrutura dos centros de alta complexidade em oncologia (CACON). Diário Oficial da União, 14 out. 1998.

CASTRO, E. K. de; BORNHOLDT, E. Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 24, n. 3, p. 48–57, set. 2004.

FÉLIX, T. A. et al. Fatores de risco para tentativa de suicídio: produção de conhecimento no Brasil. Revista Contexto e Saúde, v. 16, n. 31, p. 173-185, 22 dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/6079. Acesso em: maio de 2024.

INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR HOSPICE PALLIATIVE CARE. Global consensus-based palliative care definition. Houston, TX: The International Association for Hospice and Palliative Care, 2018. Disponível em: https://hospicecare.com/what-we-do/projects/consensus-based-definition-of-palliative-care/definition/. Acesso em: maio de 2024.

KÜBLER-ROSS, E. On death and dying. New York: Macmillan Publishing Co., 1969.

MAIA, A. S. Luto e hospital: compreensão e manejo em diferentes settings no campo da saúde. Brasília: Lucto Editora, 2024.

MOURA, L. V. C. et al. Ensino da tanatologia nos cursos de graduação em enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, v. 32, 20 mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20888. Acesso em: maio de 2024.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 1 set. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134. Acesso em: junho de 2024.

SEBASTIANI, R. W.; MAIA, E. M. C. Contribuições da psicologia da saúde-hospitalar na atenção ao paciente cirúrgico. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 20, p. 50-55, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-86502005000700010. Acesso em: maio de 2024.

SILVA, V. P. da; BOEMER, M. R. O suicídio em seu mostrar-se a profissionais de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 6, n. 2, 22 dez. 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/822. Acesso em: maio de 2024.

SBN – SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Folha de S. Paulo publica novo artigo sobre crise humanitária da diálise no Brasil. Porto Alegre: SBN, 22 ago. 2023. Disponível em: https://sbn.org.br/medicos/sbn-acontece/noticias/folha-de-s-paulo-publica-novo-artigo-sobre-crise-humanitaria-da-dialise-no-brasil/. Acesso em: junho de 2024.

STROEBE, M.; SCHUT, H. The dual process model of coping with bereavement: rationale and description. Death Studies, v. 23, n. 3, p. 197-224, abr./maio 1999. DOI: 10.1080/074811899201046. PMID: 10848151.00000000000000000000000000000

THE ECONOMIST. The 2015 Quality of Death Index: Ranking palliative care across the world. 2015. Disponível em: http://www.lienfoundation.org/sites/default/files/2015%20Quality%20of%20Death%20Report.pdf. Acesso em: maio de 2024.

VIDAL, C. E. L.; GONTIJO, E. C. D. M.; LIMA, L. Tentativas de suicídio: fatores prognósticos e estimativa do excesso de mortalidade. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 1, p. 175-187, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000100020. Acesso em: maio de 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Relatos de experiência profissional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)